terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dicas para poupares em casa

Morar sozinha(o) sai caro, muito caro aliás... quando começamos a morar sozinha estamos literalmente na falência e qualquer truquezinho que nos ajude a poupar é muito bem vindo, não é verdade? Aqui está o Socorro Vou Morar Sozinha para te dar umas dicazinhas para poupares em casa e juntar algum dinheiro para outras coisas que te façam falta. Sim eu sei, eu sei era mesmo isso que te fazia falta.

Vamos às dicas?
  1. Na hora de maior calor, no Verão, troca o ar condicionado por uma ventoinha (seja qual for a ventoinha) e irás poupar até 10% de energia.
  2. Eu sei não há nada mais prazeroso que no Inverno estar à lareira, no entanto, um recuperador de calor é 3 vezes mais eficiente do que qualquer lareira sem protecção.
  3. Sempre que saires de uma divisão desliga as luzes, não deixes as luzes acesas se não vais estar nessa divisão.
  4. Troca todas as tuas lâmpadas normais por lâmpadas económicas, com um investimento inicial de certa 2,50€ por lâmpada consegues poupar até 35% de energia. É muito, acredita.
  5. Desliga a caldeira/esquentador durante a noite ou quando saires de casa.
  6. Baixa a temperatura do aquecimento central, e usa as mantinhas fofinhas, bonitinhas e confortavelmente aconchegantes.
  7. Desliga todos os botões de stand-by dos electrodoméstico (a luzinha vermelha inofensiva que fica na televisão que não estorva ninguém está a aumentar a energia e aumentar a factura).
  8. Se precisas de comprar algum electrodoméstico compra os modelos com maior eficiência energética de A+ para cima, eu sei que o investimento inicial é superior  mas valerá a pena a médio prazo.
  9. Depois de carregares o telemóvel, máquina fotográfica o que for... não deixes os carregadores nas tomadas eles ficam a gastar energia.
  10. Isola bem todas as portas e janelas com aquelas almofadas compridas, vais poupar até 30% de energia.
  11. Sempre que lavares os dentes, loiça, mãos, qualquer coisa desliga a torneira. Uma torneira convencional gasta por minuto até 9litros, imagina 5 minutos a lavar a loiça três vezes por dia são 45litros por vez, logo 135litros por dia. Num mês são 4185litros de água. Muita coisa não?
  12. Troca os banhos de imersão por duches rápidos.
  13. Coloca uma garrafa cheia no depósito do autoclismo, vai ajudar a poupar. Ou então troca o botão por um que permita dosear a quantidade de água.
  14. Certifica-te que não tens nenhuma torneira a pingar.
  15. Instala os redutores de fluxo de água em todas as torneiras.
  16. Usa água fria nas lides domésticaa, se possível lava a loiça e a roupa sem aquecer a água.
  17. Lava a roupa e a loiça apenas quando as máquinas estiverem cheias.
  18. Evita usar a máquina de secar roupa, opta por secar ao ar livre.
  19. Adere ao bi-horário e respeita-o.
  20. Tira tudo de uma vez do frigorífico e arruma tudo de uma só vez. Assim, evitas estar sempre a abrir e a fechar a porta do frigorífico e consequentemente poupas energia.
  21.  Não deixes acumular gelo no congelador e na arca, o gelo não é nosso amigo, ele desperdiça energia. 3mm de espessura gasta até 10% mais de energia do que era suposto.
  22. Quando não estiveres a usar o ferro de engomar, desliga-o, ele gasta o equivalente a 10 lâmpadas, sim leste bem, 10 lâmpadas.
  23. Se insistes em usar a máquina de lavar a loiça, programa-a para que ela se desligue antes da secagem e deixa a loiça secar ao ar livre.
  24. Tenta passar a maior quantidade possível de roupa de uma só vez, aproveita o facto de o ferro e a tábua já estarem quentes para poupares energia.
  25. Separa as roupas que exigem maiores temperaturas, das que precisam de temperatura mais baixas e começa por passar estas últimas.
  26. Evita abrir a porta do forno quando ele estiver a assar, poupas até 25% de calor e como tal de energia, visto que o forno não tem que aquecer novamente.
  27. Adapta o tamanho da panela ao tamanho da boca do fogão. Não te esqueças, as bocas mais pequenas poupam até 10% de energia.
  28. Ao usares o testo nos tachos poupas até 75% de energia. Fecha a boca de espanto.
  29. Na hora de cozinhares quanto mais água meteres, mais tempo demora a ferver e como tal maior é o desperdício de energia.
  30. Desliga o fogão antes do tempo necessário à cozedura dos elementos, o calor retido irá acabar de o fazer.
  31. Não coloques elementos quentes ou mornos no frigorífico, ele irá gastar mais energia ao tentar arrefecê-los.
  32. Controla todos os teus gastos.
  33. Evita fazer refeições fora de casa.
  34. Desenvolve a arte de reaproveitar os restos para fazer novas refeições.
  35. Leva sempre a lista de compras e nunca compres mais do que precisas. Aqui
  36. Está atenta(o) às promoções e não hesites em usar os cupões.
  37. No Verão fecha os estores, cortinados, persianas para evitar que o calor entre e como tal a casa se mantenha mais fresquinha. No Inverno faz o inverso para que o sol entre.
  38. Evita candeeiros demasiado opacos que te vão obrigar a meter lâmpadas mais potentes e como tal mais dispendiosas.
  39. As paredes mais claras, reflectem melhor a luz e como tal poupas na iluminação.
  40. Afasta o frigorífico do fogão.
Que acharam das dicas?
Contem-me tudo!

2 comentários:

  1. Faço tudo. Tudinho. E as minhas compras com cupões e promoções são de uma poupança extrema. E em casa não tenho máquina de lavar loiça, uso mantas, tenho as portas isoladas a toda a volta com fita/esponja própria, só ligo o esquentador quando tomo duche (inferior a 10 minutos e só ligo a agua quando preciso), tenho horário bi-diário e respeito, meto a roupa a secar lá fora, tenho lampadas económicas em todo o lado, desligo sempre os aparelhos...
    Pagamos menos de 100€ em todas as minhas despesas, água, luz, gás e pacote tv/net/telefone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana por corroborares que estas dicas funcionam mesmo e por seres um exemplo a seguir. =)
      É sempre bom conseguirmos poupar uns euritos e reduzir muitas vezes a nossa pegada ecológica alterando apenas alguns pormenores do nosso dia a dia.

      Beijinhos

      Eliminar