quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Shoooo Insónias



Eu sei, eu sei, não há nada mais stressante do que não conseguir dormir, andarmos o dia todo cansada(o)s, sem nos conseguirmos concentrar e com a memória comprometida. Já nem falo da probabilidade de adormecemos durante as aulas, trabalho e pior no volante. Assim, ter um sono de qualidade é imprescindível e há um conjunto de estratégias que podes adotar no caso de não conseguires adormecer ou acordares muitas vezes durante a noite.

  1. Em primeiro lugar evita ir para a cama logo depois de comeres. Dá pelo menos 3 horas de diferença entre a refeição e a hora de te deitares, mas não te deites com fome. Isto porque o metabolismo é mais lento durante a noite e corres o risco de acordar durante a noite com má disposição, ou azia. Assim, opta por alimentos mais leves.
  2. Se por acaso fores escolher um novo colchão, reconhece a importância deste na qualidade do teu sono. Escolhe um que seja firme e flexível para evitares dores na coluna e desconforto durante o sono.
  3. Apaga todas as luzes do quarto, mesmo aquela luzinha piloto da televisão. As luzes colocam o cérebro em alerta.
  4. Mantém o quarto numa temperatura ambiente, um quarto muito quente ou muito frio vai tornar a tarefa de adormecer mais difícil.
  5. Distrai-te das horas, controlar as horas só faz com que fiques mais ansiosa(o) e com mais dificuldades em adormeceres.
  6. Evita ter qualquer aparelho eletrónico, as ondas que eles emitem prejudicam a qualidade do sono.
  7. Aprende a relaxar. Porque é que te mandam contar carneirinhos? Enquanto o fazes estás concentrada(o) nisso e abstraíres-te dos teus problemas.
  8. 3 Horas antes de te deitares acende um incenso de lavanda, se o cheiro ficar muito forte abre um bocadinho a janela.
  9. Mantém uma rotina. Tenta deitar-te sempre a mesma hora e acordar à mesma hora. Mesmo que tenhas dormido pouco acorda na hora do costume, não compenses.
  10. Toma um banho quentinho 2 horas antes de te deitares, vai ajudar a relaxares os músculos. Mantém os pés quentes, eu se tiver os pés frios não consigo adormecer, é só a mim?
  11. Não pratiques exercício físico à noite, tenta dar 3 horas de espaçamento entre ele e a hora de te deitares. Mas faz todos os dias pelo menos 20 minutos, a atividade física eleva a temperatura corporal e atrasa a descaída da temperatura fisiológica o que provoca a sonolência.
  12. Agenda os teus compromissos, o facto de saberes o que tens que fazer vai afastar preocupações e ajudar na hora de relaxares para dormires.
  13. Lê um livro, controla a tua respiração e ouve música.
  14. Evita estimulantes, evita fumar, álcool, café, Coca-Cola, chá preto, guaraná.
  15. Deita-te quando tens sono, se passado 30 minutos não adormeceres levanta-te e faz algo relaxante.
  16. Controla os teus medicamentos, alguns perturbam o sono.
  17. Evita fazer no quarto o que podes fazer noutro lado, associa a cama apenas para dormir e nas melhores das hipóteses... Deixa isso para lá.
  18. Se a insónia durar mais que 3/4 semanas vai ao médico.
Gostaste destas dicas? 
Quando não consegues dormir o que fazes?


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