segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Socorro queimei o cabelo com a "Chapinha"

Agora que o mal está feito não vale a pena chorar sob o leite derramado, tens é que tentar salvar os teus fios de cabelo antes de teres que ir para a derradeira solução, essa que estás a pensar e não ousas pronunciar. Essa que só de começar a dizer sentes um arranhão na garganta... o "corrrrrrrr" afinal sem o "tar" é uma palavra inofensiva. 

Calma! O Socorro Vou Morar Sozinha está aqui para te ajudar...ou tentar vá! Vamos ao diagnóstico, tens os cabelos ásperos, sem brilho, ressecados e com pontas duplas! Usas a "chapinha" todos os dias sem protector de calor? As placas não são de cerâmica e a temperatura nunca é inferior a 180º? É possível! Podes ter queimado esse teu lindo cabelinho e ele grita por socorro sempre que vê a placa a aproximar-se! Esse aspecto deve-se ao facto do calor fazer com que o cabelo perca água e proteínas e sem eles perde a vida. Mas antes de pensares no seu funeral, aposta numa boa hidratação, pelo menos uma vez por semana e esta deve ser bem intensiva, com queratina, proteínas e aminoácidos. O ideal seria apostar na reconstrução e nutrição uma vez por semana, cada.

Na hora de lavares o teu cabelo usa um shampoo sem sal e depois de ele estar bem lavadinho usa um leave-in, mesmo naqueles dias em que usas condicionador e usaste a máscara por 20 minutinhos a atuar com uma touca. Mais um truque, mete umas gotinhas do teu óleo capilar na máscara, mistura muito bem e usa normalmente, vais sentir a diferença. E já sabes as máscaras mais consistentes são as que têm maior poder de hidratação, vira o pote ao contrário e se não virar é a máscara certa para ti. Voltando aos leave-in, se eles tiverem silicone, queratina e anti térmico podes confiar neles, pois irão proteger o teu cabelo das temperaturas mais quentes.

Não é que vá muito a tempo a dar esta dica, mas mais vale tarde do que nunca, quando expores o teu cabelo ao sol usa um protector solar próprio para o cabelo e se esta exposição assim justificar podes inclusive usar as gamas de shampoo e condicionador próprios. 

Vai ao cabeleireiro, esta não precisava de dizer pois não? Mas só ele pode avaliar o estrago e cortar....... pára com esse tremelique do olho devido ao tique nervoso que esta palavra te provoca...cortar as pontas, 2 dedinhos apenas. Ou se a ideia dos 2 dedinhos não te acalmou, pede um corte bordado, este só corta as pontas sem alterar o cumprimento, já te parece melhor?


Se nada disto funcionou ou se queres ainda mais, recorre ao azeite com alecrim, este tem propriedades antioxidantes. Só tens que aquecer o azeite sem o ferver, juntar alecrim num frasco e espalhar pelo cabelo, tapas com uma touca por 15 a 20 minutos e depois é só lavar o cabelo normalmente. Faz isto uma vez por semana e não precisas de estar sempre a fazer esta mistura porque dura até um mês, no entanto, convém, sempre que utilizares, aquecer um bocadinho.

Outra ideia para receitinha caseira é usar ovo e mel, esta pode ser usado também para cabelos secos. Mistura um ovo ou dois com 3 colheres de sopa de mel, depois de tudo bem misturadinho espalhar por todo o cabelo, deixar actuar por 30 minutos com uma touca. Depois lava o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Fecha com chave de ouro ao adicionar umas gotinhas de óleo de amêndoa à mistura.

Depois banana, abacate, iogurte natural são óptimos ingredientes para uma máscara e para hidratar o teu cabelinho.

Agora é prevenires que ele volte a chegar a este estado e usar sempre placas de carâmica, protector de calor, hiratá-lo uma vez por semana e dar descanso ao cabelo, faz penteados simples, coques, ondulado... varia... sabias que saiu um estudo que diz que o estilo preferido dos homens é o ondulado?!


Que acharam destas dicas? 
Vão experimentar?



Sem comentários:

Enviar um comentário