segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Hora da culinária: Filetes de peixe gato com molho de marisco

Eu quero acreditar que as pessoas que cuscam o meu blog, assim em vez em quando, vá esporadicamente, alimentam-se para sobreviver. Não é que seja uma necessidade, até há quem considere um luxo, mas eu cá considero que as minhas (meus) leitora(e)s mais linda(o)s são merecedora(e)s de tal luxo. E como não fazemos a coisa por menos bota lá uma receita. É qualquer coisa do género Filetes de Peixe Gato envolvidos em molho de marisco acompanhado com migas de feijão encarnado. Hum... isto parece comida de pobre, vamos tentar outra vez: Filets de poisson chat impliqués dans la sauce de fruits de mer servi avec des haricots rouges en purée. Ah isto sim é digno de uma receita deste calibre.


Filetes de Peixe Gato:

Começamos por fazer o molho. Para isso precisam de picar grosseiramente a cebola, mas não queremos calhaus, só um bocadinho maior do que o pequeno, estão a perceber? Picar muito bem o alho e acrescentar azeite. Vão sempre mexer até que a cebola fique com um aspecto transparente. Logo que esteja acrescentem uma caneca de água morna (250ml aproximadamente) e deixem aquecer bastante, quando estiver quase a ferver metam meio saquito daqueles caldos de marisco e mexam, mexam até engrossar. Aqui depende um bocadinho da quantidade de molho que pretendam e se querem mais ou menos forte. Depois de estar suficientemente grossito, com a consistência da foto, reservem.

Num tabuleiro disponham os filetes de peixe gato temperados com limão, sal e pimenta e por cima é só verter o molho. Ir ao forno por mais ou menos 20 minutos (depende da grossura do peixe).

Migas de feijão encarnado:

Num tacho metam um pacote de couve cortada para caldo verde (200g) temperada com sal a ferver, logo que tenha fervido retirarem e escorram.
Enquanto está a cozinhar a couve, desfaz com as mãos em migalhas um terço de uma broa de milho pequena. Depois tempera esta com alho em pó, abusem nisso menina(o)s! E azeite, envolver muito bem... não tenham medo de meter a mão na massa. 
Aquece em água o feijão encarnado de lata, já pré cozido, uma lata das pequenas. 
Quando tudo estiver cozido e escorrido, passamos para a parte final. Num tacho picar muito alho e envolvê-lo em azeite, acrescentar a cebola e envolver muito bem neste refogado, acrescentem o pão até ficar bem molhado (se necessário mete mais um bocadinho de azeite, mas não exagerem) e por fim o feijão encarnado. Por fim é só temperar com pimenta, certificar que está tudo bem mexedinho e servir com o peixinho. Isto tudo demora no máximo 10 minutos.

Aqui está uma receita bem rapidinha, saudável que parece dar mais trabalho do que realmente dá. Para aqueles dias que querem surpreender e mimar a vossa cara metade, impressioná-la e convence-la que é melhor ficarem em casa do que ir jantar fora, têm aqui o segredo! Agradecem depois.

P.s. Não se esqueçam de treinar a pronuncia para deixar o(a) teu(ua) mais que tudo ainda mais K.O.

Gostaram desta receitinha?


 

Sem comentários:

Enviar um comentário