quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Só um post muito estranho


Hoje vou falar sobre lixo...sim leste bem lixo... escusas de estar a fazer piadinhas sobre o facto deste post "já cheirar mal", "que devia ser reciclado" e que "já te estou a encher o saco" e já agora escusas de fechar a página (eu agradeço) pois acho este tema importante para ser reflectido.

Quando vamos morar sozinha(o)s somos sempre nós a meter o lixo fora e a ir às compras e como tal acumulamos sacos e sacos e sacos, pois verdade seja dita é mais fácil distribuir o peso por vários sacos do que concentrar tudo num saco só que depois não conseguimos carregar sozinha(o)s. 

Li um artigo na Deco que mencionava que Portugal se encontrava entre os piores países de consumo de sacos, mais precisamente em 8º lugar com um consumo médio de 466 sacos por habitante. A titulo de curiosidade, queres saber qual é a média do país que se encontra em 1º lugar? 466, sim, estamos em 8º mas podíamos ocupar qualquer outro lugar. Mais uma curiosidade? A Dinamarca, o país considerado em último neste estudo, apenas consome 4 sacos per capita. A diferença e bastante considerável, não achas? E depois claro imposto para os sacos e aumento do seu preço.
E a falar em preços, e se te dizer que com as escolhas certas consegues poupar até 50 euros por ano? Já torna este post mais interessante? Ou queres um post complementar que mencione coisas giras que possas fazer com 50€?

Mas voltamos ao objectivo principal deste post, dar dicas para reduzirmos a nossa pegada ecológica e protegermos o nosso planeta que bem precisa.
Primeira coisa a fazer é reciclar, manda para o caixote do lixo apenas o que não pode ser reciclado, assim poupas sacos de certeza. E não te esqueças de espalmar bem as embalagens com o mesmo propósito. 
Outra maneira de reduzires o lixo é compostar, se tens um jardim, uma pequena horta de varanda que agora está na moda, podes dar um novo uso às cascas de fruta e de ovos, borras de café e assim reduzir o volume do lixo produzido.
Vai parecer contraditório o que vou dizer, mas usa sacos dentro de sacos, os detritos que podem gerar maus cheios devem estar num saco mais pequeno bem fechadinho. Com isto vais evitar meter os sacos no lixo vazios e acabas por poupar sacos, tempo e dinheiro.
Por fim reutilize todos os saco que possas, para o lixo, novas compras, o que quiseres, o importante é que não os metas fora. 

Que acharam do post?

Sem comentários:

Enviar um comentário