sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Erros na hora de limpar a pele

Mesmo sabendo que a pele do nosso rosto está sujeita diariamente à agressão dos raios solares, da poluição, dos danos da maquilhagem, um estudo da U&ASkin Care Global Presentation 2011 publicou que 61% das mulheres portuguesas dedicam menos de 5 minutos diários no cuidado da sua pele, 1 em cada 3 mulheres dormem com maquilhagem e mais de metade das portuguesas usam sabão ou gel de banho para limpar a pele do rosto.
Uma má limpeza no rosto dilata os poros, provoca pontos negros, borbulhas e futuras marquinhas e para evitar tudo isto vim apresentar alguns erros que cometemos na hora de tratar o nosso rosto.

1º. Usar produtos inadequados:
Não é preciso usares produtos das mais conceituadas marcas da farmácia, mas vá usar um produto próprios para o teu tipo de rosto é o mínimo não? Não uses produtos específicos para o corpo, pés ou mãos, como são para peles com camadas mais espessas tornam-se bastante agressivos para o rosto, pois normalmente têm perfumes e componentes que podem provocar rações alérgicas na pele e borbulhas. Escolhe um produto de acordo com a tua carteira, idade, condições climáticas, necessidades da tua pele, preferências pessoais, optando pelos que não tenham óleo na sua composição, não ressequem a pele e que sejam hidratantes.

2º Não lavar as mãos antes de lavar o rosto:
Se não lavares as mãos antes de começares com a tua rotina de limpeza de rosto, corres o transferires bactérias para o rosto e nós não queremos isto pois não?

3º Limpar a pele sem desmaquilhar:
São raros os produtos de limpeza que são suficientemente bons para limpar e desmaquilhar a pele ao mesmo tempo, por isso só consegues limpar em profundidade quando começas com a pele devidamente desmaquilhada. A região ocular por ser mais sensível exige um desmaquilhante próprio, mais suave e delicado. 

4º Abusar nas toalhitas:
As toalhitas são óptimas no caso de SOS, vá para uma 1ª limpeza superficial da pele também é um bom aliado, mas não dispensa o uso de um leite desmaquilhante ou oleo aplicado com os dedos, retirados com algodão ou água, um desmaquilhante bifásico para os olhos. 

5º Água muito quente:
A água quente resseca muito a pele o que aumenta a produção exagerada das glândulas sebáceas, que são as principais responsaveis pelo aparecimento do acne. A água fria também não é a tua melhor amiga, é mito que fecha os poros, pode provocar um choque térmico na pele alterando a sua estrutura.

6º Utilizar o gel de limpeza directamente na pele ou lavar pouco o rosto:
Colocar o gel de limpeza no rosto sem o humedecer não faz muito bem à pele, por isso é que normalmente as instruções dizem para usar num rosto humedecido, depois lavar com movimentos circulares que aumentam gradualmente o seu tamanho para limpar e estimular a circulação.
Atenção alguns produtos necessitam que seja utilizada uma segunda vez para que a pele fique suficientemente limpa e evitar que os poros fiquem entupidos.

7º Usar toalhas que não estejam limpas ou sejam de outra pessoa:
As toalhas deviam vir com um aviso que são intransmissíveis.  Uma toalha suja provoca acne e ponto final. O mesmo acontece com os pincéis de maquilhagem.

8º Esfregar com uma toalha:
Não esfregues o rosto com a toalha, depois de leite desmaquilhante, gele de limpeza e de estar sensível só faltava ainda ires com a toalha e esfrega para ai. Encosta e dá no máximo algumas batidinhas.

9º  Não Hidratar a pele:
Já sabes uma pele não hidratada vai envelhecer precocemente, mais rugas e linhas de expressão. Todas as peles precisam de ser hidratadas até as mais oleosas.
Aplica o hidratante com a pele relativamente húmida, vai evitar que a pele resseque.

10º Lavar demais:
O aconselhável é duas vezes, uma de manhã e outra à tarde. Mais do que isso pode até prejudicar a pele pois retira a sua barreira protectora provocando acne e rosacea.

11º Espremer Borbulhas:
É preciso dizer alguma coisa?  Além de poder infeccionar e ficar ainda mais feio, corres o risco de infeccionar outras zonas do rosto.

12º Usar produtos fora da validade:
Os produtos que ultrapassaram a sua validade são mais suceptiveis à proliferação de microorganismos , podendo posteriormente provocar alergias na pele. 

13º Esfoliar demais:
Reserva a esfoliação da pele para 1 a 2 vezes por semana, não o faças todos os dias pois estás a retirar a camada protetora da pele, que aumenta a produção de sebo.

Confessa lá, quais destas fazias?

Sem comentários:

Enviar um comentário