quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Aqui estou eu para salvar a vossa vida

Eu sei, morar sozinha(o) não é fácil, sobra sempre para ti teres que limpar a casa...que aborrecido! Nesta linda época do ano, com exames, muita(o)s trabalham, ginásio, voluntariado e ainda tens que arranjar espaço para confeccionar alguma coisa para comeres, porque acreditas que precisas disso para sobreviver... a casa fica um caos... Por isso venho ser a tua salvação e dar os 10 mandamentos para teres a casa sempre limpa e arrumada.

1. Nunca, em tempo algum, deixes a cama por fazer quando saíres de casa
 Uma cama quando é feita dá logo a impressão que o quarto está mais arrumado, organizado e que na hora de o arrumares vais ter menos trabalho... Queres melhor motivador para teres uma casa sempre arrumada e organizada? Desculpa não consigo arranjar outro.

 2. Não acumules loiça no lava loiça (banca)
O melhor conselho que posso dar a quem mora sozinha é "usa, lava, arruma". Quanto mais loiça tiveres acumulada para lavar, garanto-te que menos vontade terás de o fazer. Uma cozinha sem loiça para lavar, tem outro ar, outro odor, outra arrumação, outra vontade de ser frequentada... Acho que a cozinha é das divisões mais importantes da casa e por isso devemos zelar por ela.

3. Arruma sempre a roupa
Há guarda-fatos, há cómodas, há gavetas, há estantes, há closet, há aqueles suportes para pendurares a roupa... mas porque raio cismas em meter a roupa em cima da cadeira ou da cama? Terás, garantidamente, mais trabalho depois em arrumá-la, em passar a ferro porque fica toda amachucada, a sacudi-la porque apanha pó... Usa, deixa apanhar ar, se precisar mete para lavar, se for para guardar, arruma.

4. Despeja sempre o lixo
Acho que não é preciso alongar muito neste item... Este blog é tão ecológico que já falei Aqui da importância deste assunto. 
Para eliminar odores lava o caixote do lixo e seca-o muito bem, depois acrescenta 4 colheres de sopa de bicarbonato no fundo, isto vai eliminar cheiros indesejáveis. Antes de colocares o saco mete jornais no fundo do cesto.

5. Estás proibida(o) de sair do banho sem limpar
Aproveita o banho para passar os azulejos, banheira/polibã, torneiras por água. Certifica-te que tiras todos os cabelos e restos de produto.

6. Limpa e Seca sempre o lavatório
Sempre que escovares os cabelos e os dentes passa o lavatório por água e limpa todos os vestígios dessas actividades. Aproveita para passares o espelho por água se este estiver sujo. Acredita que este pequeno cuidado vai fazer toda a diferença no teu dia a dia e vai fazer com que a limpeza profunda seja adiada por mais uns tempinhos.

7. Não Sobrecarregues o ambiente
Estantes, moveis com muitos itens decorativos podem provocar o efeito inverso... e dar a ideia de um ambiente desorganizado. Deixa o ambiente o mais clean possível. Arruma sempre as revistas, jornais e livros na vertical e lembra-te que a mesa de centro não é uma zona de despejo.

8. Usa o cronograma de limpezas
Aqui  já falei sobre isso. Dedica 15 minutos diários a cumprir as tuas tarefas diárias, com este pequeno esforço vais conseguir poupar mais que 1a hora por semana.

9. Armários Organizados
Mesmo que as visitas não os espreitem, os armários desorganizados são um gasto acrescido de energia. Quando um armário está desorganizado tens inevitávelmente que andar á procura de coisas, tirando-as para fora e depois, com a pressa, não as arrumando. Dá logo um aspecto que passou um tufão pela tua casa. 
Uma dica para organizares os armários é fazê-lo por categorias e separar por estação do ano.

10. Se usar, arrume!
Acredita com esta pequena atenção resolves 80% dos teus probelmas. Se não conseguires fazer cria uma divisão ou um cesto da bagunça e junta tudo no mesmo canto. O ideal será todos os dias dares-lhes uma arrumadela.

Ajudei?

2 comentários:

  1. Segui :)
    Deixo aqui o meu primeiro passatempo caso queiras participar :)
    http://diasporadossentidos.blogspot.com/2015/01/1-sorteio-diaspora-dos-sentidos-o-velho.html

    ResponderEliminar
  2. Obrigada...
    Vou concerteza dar uma vista de olhos ;)

    ResponderEliminar