segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Hora da Chefe: Lasanha de Espinafres e cogumelos


Eu prometi Aqui e agora cumpro... Mais uma receitinha a pensar em vocês que aderiram à onda  vegetariana. Se eu sou vegetariana? Não, cruzes credo... carninha...nhami, nhami... Mas, faço questão de um dia por semana tentar não comer carne ou peixe, noutro não comer batatas, arroz e massa... e pronto esta receita foi resultado da 1ª tentativa.

Aconselho, é mesmo boa e por incrível que pareça até que considero saudável. Não acreditas? Então espreita.

1º No caso da massa ser daquelas processadas, não das frescas, convém colocar em molho de água quente para ir amolecendo.

2º Numa frigideira fazer o refogado com cebola, alho, uma folha de louro e azeite até a cebola ficar macia.

3º Acrescentar uma embalagem de espinafres aos poucos para irem encolhendo. Vai mexendo, mexendo, mexendo e envolvendo com o refogado.

4º Quando os espinafres estiverem todos encolhidos, acrescentar uma lata de cogumelos e envolve... Deixa cozinhar um bocadinho tudo e vai mexendo.

5º Está agora na hora de temperar com pimenta a gosto, uma pitada de sal e um nadinha de gengibre se gostares...eu meto gengibre em tudo porque acredito que fica bem. Deixa cozinhar depois de envolveres.

6º Enquanto isso num outro tacho coloca 4 dentes de alho, 1 tomate partido aos cubos, pimento verde e vermelho aos cubos na quantidade que gostares.

7º Refresca o molho com um bocadinho de nada de vinho e de leite (magro), só para impedir que ferva e dar uma cor alaranjada ao molho em vez de vermelho.

8º Temperar com piri piri em pó, oregãos (abusa nos oregãos), gengibre (eu avisei) e uma pitadinha de sal.

9º Triturar o molho com a ajuda de uma varinha mágica ou de um liquidificador.

10º Voltando aos espinafres e cogumelos que a esta hora já estão feitos (atenção ao lume para não estarem queimados), junta duas mãos cheias de queijo ralado. Mexe, mexe, mexe até que o queijo esteja totalmente envolvido e derretido. E já está.

11º  Agora é só montar a lasanha, para isso mete uma camada do molho de tomate que fizeste, uma camada de massa, uma camada dos espinafres com cogumelos, uma camada de queijo fresco em rodelas. Novamente uma camada de massa, o restante molho de tomate e o resto da embalagem do queijo ralado... Temperar com oregãos.

12º Ir ao forno por 15 a 20 minutos... Vais vendo e quando achares que está, já está. Isto é tão bom que até cru sabe bem.

Vão experimentar?

2 comentários:

  1. Adoro espinafres e cogumelos! Testarei a receita com certeza!

    Beijinhos,
    Mari
    http://marirmalho.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. É deliciosa... não te vais arrepender.

    beijinhos

    ResponderEliminar