quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Hora da Culinária: Risoto de cogumelos


Aqui está uma receitinha para surpreender. Se queres convidar alguém para jantar em tua casa, ou fazer um jantarzinho especial para o(a) namorado(a) pode ser uma boa opção.
Aviso desde já que dá muito trabalho para o fazer e pode ser uma receita dispendiosa. No entanto, acho bastante abrangente pois agrada a gregos e troianos, e vegetarianos (que não ficam esquecidos).

Começa por comprar um arroz especial para risoto, o arborio, que se vende, por exemplo no jumbo, marca auchan por 1,55€ 1 kg, cogumelos frescos fatiados (só para te poupar trabalho) e caldo de legumes como eu não tinha usei o típico de galinha.

Começa por fazer o refogado com cebola, alho e azeite (abusa no alho, receita italiana que se preze tem que ter alhinho do bom). Quando a cebola estiver douradinha, mete 250g de arroz e meia embalagem de cogumelos frescos e vai mexendo para os fritar ligeiramente. Enquanto isso noutro tacho põe água a ferver e dissolve um caldo de legumes ou de galinha o que preferires.
Quando o arroz estiver ligeiramente frito, acrescenta vinho branco até cobrir o arroz e vai mexendo, mexendo, mexendo...não pares de o fazer... até que o arroz perca o cheiro a álcool do vinho. Quando isto acontecer, usa uma concha de sopa para tirar água que está no outro tacho a ferver e acrescentas no arroz, vais mexendo até que precises de repetir o processo por 3 vezes pelo menos. Sempre que a água evaporar pega na concha e acrescenta água que está a ferver noutro tacho
O arroz demora cerca de 20 minutos a cozer. Quando terminares de cozer o arroz, mistura manteiga e queijo a gosto e vai mexendo até que desapareçam e se sentires necessidade põe uma pitada de sal. 
Desliga e deixa repousar por 5 minutinhos antes de servir.

Que achaste da receita?
Vais fazer?

2 comentários:

  1. Temos a mesma receita em lista de espera para publicar no blogue ahah
    Não que tenhamos adorado, mas também não desgostamos de todos e diz que é uma receita das chiques :P

    Gostámos bastante do teu blogue :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =)

      Acho que é uma excelente alternativa como prato para aqueles dias que não apetece nem carne, nem peixe...

      É um bocadinho chique sim =)

      Eliminar