segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Os 7 pecados mortais nos saldos

Na hora dos saldos todas nós somos pecadoras, sim tu também e não digas que não! E depois de uma análise aprofundada, estudos nos laboratórios mais conceituados e vários testes, concluí com uma margem de erro de 0,5% que todos os pecados mortais são religiosamente cumpridos na hora dos saldos. Não acreditas? Então vê.

1. Gula: A gula é o desejo insaciável, além do necessário, de consumir. Está relacionado com o egoísmo humano, uma forma de cobiça, se formos à tradução mais pormenorizada do latim. O desconto tem o poder de nos fazer querer tudo e mais alguma coisa, só porque aquela mala da Louis Vuitton está com 10% de desconto, já se torna objecto de desejo (ok até podia já ser... mas... está em desconto...). Pode até não estar dentro do nosso orçamento mas não deixa de ser cobiçado e apartir do momento que tem desconto piora bastante, visto que está cada vez mais perto de conseguirmos comprar.
Para conquistares o teu lugar no céu e não seres uma pecadora gulosa, faz uma lista do que realmente precisas e com o qual conseguirias fazer mais conjuntos. E o mais importante respeita-a.

2. Avareza: É a importância excessiva dada aos bens materiais. E nos saldos qual é a nossa prioridade? Comprar, comprar, comprar... Mas também se revela o apego exagerado ao dinheiro e apesar de serem saldos, tendemos a comprar só porque é uma pechincha, vamos para o mais barato e nem sempre é o que tem melhor qualidade. 
Avalia a qualidade, analisa criteriosamente todos os detalhes, as costuras, os botões, abre e fecha os fechos e escolhe com base na qualidade. Não vás para o mais barato, por alguma razão é mais barato, se é um básico e vais usar muito convém ter alguma qualidade... mas também não vale a pena ir para o mais caro, escolhe um bom meio termo e algo que te encha as medidas.

3. Luxúria: É o desejo passional por todo o prazer material. O sentido literal é "deixar-se dominar pelas paixões"... Não deixas? Quantas vezes vamos às compras e escolhemos algo que "é um bocado caro, mas eu quero tanto" e depois o que acontece? Levas. Pior às vezes nem o usas! E quando esperas toda uma época pelos saldos para comprar aqueles sapatos que te provocam suspiros... vais usá-los? Não. Precisas? Não. Vais fazer muitos conjuntos com eles? Não. Ficam bem com tudo? Não. Mas são tão giros...
Não te deixes dominar pelas paixões momentâneas se elas não te forem úteis, em caso de dúvida faz uma ginástica mental:

4. Ira: É um intenso sentimento e descontrolado de raiva, ódio e rancor. Há alguma coisa que nos provoca mais, do que esperar toda a época pelos saldos e quando lá chegamos para comprar, tem todos os tamanhos menos o nosso? Há sim, tu esperares toda a época pelos saldos e quando lá chegamos para comprar vemos alguém a levar a última peça do nosso tamanho... Não te passas? Oh claro que não... (ironic mode on).
Faz um estudo de mercado e vê se aquela peça tem muita procura...se tiver caça-a à primeira oportunidade. Aplica-se a este caso descontos muito elevados, peças muito na moda, peças universais que ficam bem em todo o tipo de corpos e básicos.

5. Inveja: Eu esta nem vou explicar. Porque somos todas simpáticas e não temos inveja daqueles seres que aproveitam os saldos para comprar Louis Viutton, Louboutin, Chanel... 
Deixemo-nos disso e vamos só comprar segundo as nossas possibilidades, sim? Faz um orçamento, uma lista e prioriza essa mesma de acordo com as tuas necessidades e só depois caprichos.

6. Preguiça: Toda a gente vai ao saldos, os saldos são capazes de levantar o rabinho mais preguiçoso do sofá. Mas, depois com a confusão, muita gente, muita roupa desdobrada, caída por todo o sitio e fora do sitio... a preguiça ataca... e nós não procuramos como devíamos e acabamos por perder verdadeiras oportunidades, só por preguiça de procurar. Estou certa?
A melhor solução que podes encontrar é ir aos saldos logo de manhã, mesmo na hora de abrir, as lojas ainda vão estar arrumadas, as coisas no sitio e mais fáceis de encontrar. Mas não podes ser preguiçosa e tens de te levantar da caminha.

7. Vaidade: Terminamos em beleza... Qual é o principal motivador para irmos aos saldos? É a vaidade. Não há muito a dizer sobre este pecado, ele está presente em todas as compras que fazemos por impulso, em todas as compras que fazemos só porque nos inspirámos num look em que aquela peça ficava gira, em todas as compras que fazemos por luxuria, basicamente em todas as compras que fazemos sem ser por necessidade.
Obedece à lista que falei atrás e prioriza.

Qual destes pecados cometes mais?

 

2 comentários:

  1. Gostei imenso do gráfico eheh, eu agora estou mais moderada nas compras dos saldos mas há algum tempo tudo o que visse comprava. A familia é que ficou a ganhar com isso porque quase todas essas roupas foram para ela ahah
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aahah Estou mesmo a ver... A distribuição pelas capelinhas ;)
      Beijinhos

      Eliminar