quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Uma Lady na mesa...

Já dizia o nosso querido Marco Paulo, "Uma lady na mesa, uma louca...", uma mulher completa tem que saber ser, estar, fazer... Podes ser linda, estar sempre na moda com roupas novas todos os dias, cabelo impecável, make up sem nada a apontar, mas depois se não souberes ter uma conversa, se não souberes estar numa mesa... esquece...não há independência financeira, estável situação profissional que te salve. Quando falo em saber ter uma conversa não falo em "corte costura", mas dos vários temas, situação económica do país, cinema, teatro (a falar nisto já vistes este post Aqui), situação social, sentimental... e ter uma opinião fundamentada sobre tudo.
Acho que não há nada mais ridículo do que uma mulher chegar a um jantar vestida desadequadamente, mandar bocas e indirectas, ter uma conversa que as restantes pessoas não têm vontade de argumentar de tão estúpida que é...pior do que isto, só mesmo não saber comportar-se à mesa, não saber que talheres, copos a usar, comer de boca aberta, sujar a toalha por não se saber servir...  digam outros exemplos.

O post de hoje é exactamente sobre isso, como meter uma mesa, como reconhecer os copos... para que não tenhas duvidas na hora de te comportares socialmente em volta de uma mesa ou festa. Ao mesmo tempo que te dá uma bagagem para servires o teu próprio jantar.


Os talheres usam-se de fora para a direcção do prato... o guardanapo de pano coloca-se no colo,  à excepção do marisco que é no colarinho...

Vamos aos copos?


1. Copo de água: Neste não há como errar, o copo maior é sempre o de água. Podes servir nele também os sumos e refrigerantes...

2. Taça de espumante: A taça de espumante conhecida por flute, é a mais longa e estreita. Tem esta forma para conservar as borbulhinhas do espumante.

3. Copo de Conhaque: Conhecido como balon, caracteriza-se pela boca mais estreita e a base mais larga. O copo é baixinho e dos mais largos, o pé dá o suporte necessário aos dedos que envolvem o pé e apoiam essa base larga na mão.

4. Taça de Vinho: É diferente consoante o vinho ser tinto ou branco. Sendo o primeiro mais achatado e largo, o outro mais longo e estreito (não tanto como o de espumante). O primeiro justifica a sua largura pela oxigenação e o aroma que o vinho tinto exige.

5. Taça de Coquetel: É nesta taça afunilada em forma de triângulo que se servem os coqueteis, o martini por exemplo. Normalmente é decorado com rodela de fruta, açúcar ou sal na borda do copo.

6. Taça Margarita: Destina-se só e exclusivamente para as margaritas.

7. Copo de Whisky: Não tem pé, é achatado e bastante largo.Também limita-se para esta bebida ou outras mais espirituosas que querem muito gelo.

8. Copo de aperitivo: o típico copo dos shots, pequenino para servir bebidas em pequenas quantidades devido ao seu alto teor de álcool, como tequila, vodka...

Agora já não tens desculpa para errar.

Sem comentários:

Enviar um comentário