sexta-feira, 20 de março de 2015

Sabes o que andas a comer? Manteiga de amendoim


A manteiga de amendoim apesar de ser uma moda recente é bem antiga, a título de curiosidade foi inventada pelos Astecas nos séculos XIV a XVI e troca o passo. Sabias? Suponho que não, tal como desconfio que não sabes que apesar de ser um fruto seco é parente das leguminosas e daí serem tão aconselhadas para desportistas. Consulta aqui para saberes mais sobre o assunto.



A manteiga de amendoim apesar de muito calórica é uma ótima substituta para as tradicionais manteigas por ser muito mais saudável e benéficas para a saúde. Deve, contudo, ser consumida com moderação, aliás como tudo. Eu cá sou defensora que " a diferença entre a cura e o veneno está na quantidade" e com esta manteiga não é exceção.



Como já demonstrei no primeiro post desta nova rubrica que podes rever aqui, apresentei as informações nutricionais. Neste não exceção e baseei-me na manteiga de amendoim do LIDL da marca Vita D'or que é mais barata que encontrei, 2,99 por 500g.


Benefícios da manteiga de amendoim

Depois de leres a extensa lista de benefícios que a manteiga de amendoim possui, vais-te questionar como é que ainda não inventaram uma vacina para curar todos os males do mundo feita predominantemente com manteiga de amendoim?! Pois, eu também me questiono.
A manteiga de amendoim tem bastantes gorduras, mas daquelas que são consideradas boas, monoinsaturadas, nomeadamente ômega 3 que são ótimas para a saúde do coração e para a circulação visto que tem ferro.

Como é possível verificar ele tem Vitaminas E que é antioxidante e ajuda na reparação da pele, mas também tem vitamina B3.Este tipo de manteiga é muito recomendada para desportistas, uma vez que contém fósforo que previne e diminui a probabilidade de fadiga e por ser uma fonte de proteínas (entre 25 a 30%) que ajuda a aumentar a massa muscular e como tem potássio evita as cãibras.

Ajuda no processo de emagrecimento por ser bastante rica em fibras, por ser bastante nutritiva e controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo por isso recomendada para diabéticos. São, de facto as fibras, que são protagonistas na prevenção do cancro do cólon devido a estarem associadas aos antioxidantes.

É uma fonte de cálcio (ajudando na prevenção da osteoporose), cobre, e magnésio que ajuda ao nível da cicatrização e afasta o stress. Não sendo por isso surpreendente que tenha uma ação anti-inflamatória e proteja os vasos sanguíneos ao mesmo tempo que combate o enfraquecimento das unhas e cabelo. Hãn? Até nos ajuda a ficar mais giras! Até porque tem resveratrol que está associada a baixos níveis de doenças cardíacas e cancro, e muitos especialistas vão mais longe e associam-no à redução do aparecimento de rugas.

Por fim resta dizer que reduz o colesterol porque possui fitoesteróis que impede que o colesterol ruim seja absorvido pelo nosso organismo e combate a hipertensão arterial, uma vez contém arginina que é um aminoácido que segundo as minhas pesquisas transforma-se em óxido nítrico dentro do corpo, relaxando as artérias e aumentando o fluxo sanguíneo e a diminuição da pressão arterial.


Malefícios da manteiga de amendoim

Depois de tantos benefícios já pensavas que era tudo um mar de rosas, mas não é. Mas é quase. A manteiga de amendoim é bastante calórica e quando consumida em excesso contribui para o aumento do peso.

Quando comprada e industrializada muitas vezes são acrescentados açúcares e gorduras trans para aumentar a sua durabilidade e têm por norma muito sal.

Devido a ter muitas gorduras ajuda a aumentar a oleosidade da pele e consequentemente o aparecimento de espinhas, borbulhas e outras coisas que bem sabemos.

Uma elevada percentagem da população é alérgica a amendoins e logo não deve consumir (quem diria, que quem é alérgico a amendoim não pode comer manteiga de amendoim? eu sei, se não fosse o rótulo a avisar eu nunca suspeitaria ahahaha). Quando consumida exageradamente pode provocar diarreias.

E assim com este pensamento do dia, termino o meu post.
Sabias que a  manteiga de amendoim era tão boa para ti? Consomes diariamente manteiga de amendoim? Conta-me tudo..

Sem comentários:

Enviar um comentário