terça-feira, 17 de março de 2015

Truques e dicas para uma casa impecavelmente limpa



Eu gostava de falar só de como ficarmos lindas, fazer festas em casa, aproveitar o aconchego do nosso lar com os melhores filmes e séries...mas há o outro lado B da vida que é como deixar a casa impecável, limpinha e organizada para que te sintas bem no seu interior. Afinal é o teu espaço.

Se quando morávamos com os nossos pais as coisas apareciam milagrosamente limpas e eramos felizes com esse facto, quando vamos morar sozinhas as coisas não são bem assim. Claro que pequenos esforços no dia-a-dia ajudam, como já falei aqui, mas há sempre alguns truquezinhos que dão sempre um jeitaço conhecermos, não? Admite lá se este post e se este não te salvaram a vida?


É por saber exatamente disso que vim dar mais um conjuntinho de truques só de limpeza...hãn? Estavas mesmo a precisar de uma ajuda para despachar isso não?

1. Limpar o chuveiro

Sempre que fazemos aquela geral na casa de banho limpamos o chuveiro, mas mesmo assim ele cisma em ficar entupido devido ao calcário, cloro e a outra coisa inexplicável que só existe para nos dificultar a vida. Qual é a solução? Com uma agulha desentupir buraquinho a buraquinho e rezar para que resulte. Não... Nada disso, só precisas de colocar vinagre branco num saco de plástico e cobrir a cabeça do chuveiro no seu interior, prende este com um elástico e deixa atuar durante a noite.
No dia seguinte só precisas de limpar a sujeita com um pano e já está.

2. Limpar panelas queimadas

Queres fazer tantas coisas ao mesmo tempo e a panela que estava ao lume acabou por queimar. E agora? Vá, antes de mais mete a parte queimada em molho numa mistura de água com 2 colheres de sopa de sal e deixa ficar assim por 15 minutos.
Se depois disto não sair, na zona queimada mete vinagre branco a ferver no fogão por alguns minutinhos e depois adiciona 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Depois é lavar normalmente e à priori toda a zona queimada deve sair facilmente.
Não tens vinagre ou bicarbonato de sódio? Tenta meter o tacho ao lume com detergente de lavar a louça ou desengordurante.

3. Limpar o ventilador de teto

Nem sempre é fácil limpar algo que está no teto... e limpar um ventilador é sinónimo de sujar toda uma divisão desnecessariamente e como tal ter o triplo de trabalho. Só que não, basta meteres uma fronha de uma almofada em cada hélice do ventilador e depois puxá-la de modo a que a poeira que sair fique toda dentro dessa fronha e como tal não chegue a cair no chão.

4. Limpar a banheira

Falo por experiência própria limpar a banheira deve queimar mais calorias do que uma aulinha de zumba de 30 minutos. Com restos de shampoos, condicionares, máscaras... Com a humidade suficiente para piorar a situação não é fácil esfregar, esfregar, esfregar com lixivia e nem assim fica com o resultado pretendido.
Para facilitar o processo é só polvilhar a banheira com sal, enchê-la com água e esfregar a banheira com laranjas cortadas.

5. Limpar a tostadeira

Se fostes preguiçosa(o) e depois de usares não limpaste imediatamente a tostadeira enquanto morna...e agora não há meio daquilo sair, tenta colocar um pano húmido sobre a tostadeira morna e depois limpar normalmente sem esfregar muito.

6. Limpar a esponja lavar a louça

Esta tem tantas bactérias, mas tantas bactérias que os entendidos dizem que tem mais do que a própria sanita e como tal é merecedora da nossa especial atenção. O truque é metê-la no micro-ondas bem encharcadinha, usando uma toalha de papel debaixo desta. Quando aquecida, deve ser bem espremida e deixada a arejar até ficar seca.

7. Limpar manchas nas travessas de vidro

Só precisas de fazer uma bola com papel alumínio, meter sobre ela detergente da louça para esfregar a travessa de vidro.

8. Limpar o forno

Antes de mais usa luvas e coloca jornais no chão para prevenir males maiores. 

Aquece o forno e borrife sobre ele detergente desengordurante e deixa atuar por 10 a 20 minutos, depois tenta limpar com um pano húmido enquanto morno.

Se não resultar recorre ao bicarbonato de sódio com vinagre e deixar atuar por 30 minutos, antes de voltar a limpar normalmente.

9. Limpar vómito

Por motivos que não vale a pena serem mencionados aqui o tapete ficou com uma mancha de vómito, já tentaste limpar e não resultou. Precisas de criar  uma substância pastosa com bicarbonato de sódio e água e espalhar, misturando-a com a nodoa. Isto além de limpar irá remover o cheiro.

10. Desengordurar

Usa giz ou pó talco para remover manchas de gordura. A mim já aconteceu cair azeite sobre umas botas de couro novinhas, limpei com tudo e nada, até que me lembraram experimentar pó talco, depois de deixar atuar um dia e meio salvei as botas.

11. Limpar o colchão

Par remover alguns odores e matar todos os ácaros que ali se expandem, só precisas de pulverizar o colchão com vodka.

12. Desentupir

Vá esta já é uma dica extra, mas se a tua banca ou outra coisa qualquer estiver entupida e queres desentupir rapidamente só precisas de misturar comprimidos efervescentes com vinagre, virar na zona entupida e voilá.

Gostaste destas dicas?

Estava a pensar em fazer um post só com dicas para tirar manchas difíceis na roupa que achas?

2 comentários:

  1. O bicarbonato e o vinagre são os melhores amigos da limpeza!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Não posso discordar contigo =)
    beijinhos

    ResponderEliminar