sexta-feira, 6 de março de 2015

Você está fazendo isso errado: Versão cozinha

Há coisas que fazemos inconscientemente, quase em piloto automático na cozinha que embora inofensivamente pode constituir um risco sério à nossa saúde. Por isso mesmo escolhi começar esta pequena edição do que está a fazer isso errado na cozinha.

Virar o bife muitas vezes
Quando o bife está a grelhar ou a fritar vamos virando imensas vezes, prejudicando assim o seu sabor e sujando muito mais a cozinha e criando mais fumos desnecessários e nocivos para a saúde.
O ideal é cozinhar tudo num lado e depois virar para terminar de cozinhar o lado oposto. Não o vires mais do que isso.

Utilizar a tábua de madeira
As tábuas de madeira são mais propicias à proliferação de bactérias provenientes da preparação dos vários alimentos. Deves preferir as tábuas de plástico ou de vidro para prevenir a contaminação dos teus alimentos.
Outro erro ao nível das tábuas é lavar com a esponjas e liquido da loiça, este método vai fazer com que a esponja deixe resíduos na tábua que vai contaminar os teus alimentos. Para prevenir que tal aconteça deves lavar a tábua com limão e sal.

Guardar latas no frigorífico
Quando sobram alimentos enlatados estes não devem ser guardados no frigorífico dentro do recipiente original. Para evitar que os alimentos sejam contaminados devem ser transferidos para um recipiente de vidro ou plástico devidamente tapado.

Cozinhar massa com óleo
A massa deve ser cozida com sal e água e continuamente a ser mexida para agarrar. Adicionar qualquer gordura vai diminuir a aderência dos molhos.

Sal a mais
O sal deve ser adicionado gradualmente, aos poucos, até ficar no ponto. Muita gente adiciona o sal no final da cozedura que é errado porque fica demasiado salgado.

Lavar a carne
A carne não deve ser lavada em água corrente porque vai perder todos os seus nutrientes e ficar esbranquiçada. Quando maior a quantidade de água, maior a penetração de bactérias.
O próprio processo de cozedura é suficiente para matar todas as bactérias.

Guardar queijos e enchidos no frio
Os queijos e enchidos ao serem guardados no frigorífico vão ressecar. O ideal é envolver em papel de alumínio e depois guardar no frigorífico.
Já dei alguns truquezinhos por aqui.

Colocar Sal directamente na salada
Vai aumentar a probabilidade de ficar salgado e trincares uma pedra de sal, que não de todo agradável. O tempero da salada deverá ser previamente preparado num recipiciente à parte para dissolver o sal e depois é que se tempera a salada.
No caso de a alface ficar muito murcha, ressuscita-a mergulhando-a em água com umas pedras de sal.

Colocar detergente directamente na esponja
Além de um desperdício de produto aumenta a probabilidade de deixar resíduos prejudiciais à sua saúde. Para um litro de água é suficiente 3 a 4 gotas de detergente da loiça.

Comida Quente do Frigorífico
Este comportamento não é propriamente nocivo, pois os nossos frigoríficos já estão preparados para receber comida mais quente. No entanto, vai aumentar o consumo de energia desnecessariamente. 
Não te esqueças que ao guardares comida quente tapada, o frio não irá penetrar devidamente e por isso esse recipiciente vai ser o paraíso para as bactérias.

Usar manteiga ou azeite para cozinhar
Estas gorduras ao serem fervidas vão se transformar em gordura saturada. Quando atingem temperaturas de 120º vão criar uma substância saturada tóxica chamada acroleína que pode provocar cancro.

Lavar Loiça Aleatoriamente
Lavar a loiça tem a sua ciência, deves começar pelo mais fácil de depois ir para o mais sujo e complicado. Que é como quem diz começar por copos e talheres e só no fim tachos para que os primeiros não absorvam a gordura dos últimos.

Quais versões gostavas de ver por aqui?

Sem comentários:

Enviar um comentário