segunda-feira, 8 de junho de 2015

O tamanho (não) importa

Quando vi este artigo na DECO não resisti a vir partilhar contigo, para reflectirmos em conjunto sobre isto.
A DECO fez um estudo que consistiu em medir o mesmo tamanho e a mesma peça, corte estandarte de diferentes marcas e concluiu que para o tamanho M há uma margem de 8cm de diferença.

Este estudo leva-nos a concluir que as marcas não conhecem o tamanho das Portuguesas. Esta dificuldade é bastante comum quando compramos nas lojas chinesas online,  termos que comprar não pelo tamanho mas pelas medidas, assim um 38 que corresponderia a um M nessas lojas muito provavelmente pode ser um L ou XL. 

A necessidade de nos medirmos e ter consideração as medidas e não o tamanho, ou o hábito de experimentar é emergente, pois as marcas não conhecem as medidas típicas do corpo para o qual fabricam. A mulher portuguesa mede em média 1,59m, pesa 64kg, tem 97cm de peito, 86cm de cintura e 103cm de anca. O Homem por sua vez mede 1,71m e pesa 77kg. Países como a Espanha e a França têm uma morfologia corporal bastante semelhante à nossa, o que te dá uma margem de confiança para comprar nas suas lojas ou peças fabricadas por eles. Contudo, o restante povo Europeu já se distingue bastante.

Esta discrepância faz com que a maioria dos portugueses apenas caibam em tamanhos como L, XL, ou XXL, não é que sejamos gordos, estamos é a adaptarmos à roupa quando deveria ser ela a adaptar-se a nós. Assim, o truque para emagreceres de um dia para o outro é escolher a marca certa (ahahahaa), a titulo de exemplo o tamanho 32 da H&M é mais largo que o tamanho 34 da C&A. Outros exemplos estão na imagem abaixo que retirei da DECO que teve como fonte a CITEVE.


Eu que em média visto entre o XS e S, tenho camisolas no meu armário que são o XL e quem vê os tamanhos como uma ciência exacta pode-se sentir frustrado por não vestir o tamanho que vestia à umas horas atrás... mas a verdade é que não mudaste 1 cm, mudaste de marca.

Achas que o tamanho importa?

2 comentários:

  1. Desde que estou a viver em Londres que noto que os tamanhos são um bocado diferentes!

    Há passatempo no blog, que dizes a dois livros? :D
    http://bittersweetlondon.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra,

      É verdade na Inglaterra são bem diferentes, dá para ver pela primark por exemplo que raramente acerto ahahahh

      beijinhos

      Eliminar