quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sabes o que andas a comer? Banana

Não é preciso sermos especialistas para sabermos que a banana é rica em potássio, magnésio, fibra, triptófano e vitaminas A, B e C. Fornecendo instantaneamente energia por ser uma fonte de hidratos de carbono e açúcar.

O que não sabemos é que ela concentra em si um conjunto de benefícios para a nossa saúde e como tal não podia deixar de ser a primeira peça de fruta a aparecer por esta rubrica. Mas, como sempre vamos às informações nutricionais retiradas da internet.

Benefícios para a saúde

Estes são inúmeros, mas comecemos pelas depressões e ansiedade que podem ser sinónimo de falta de banana, uma banana por dia aumenta a produção da hormona serotonina que vai melhorar o humor.

Ao nível do aparelho digestivo os benefícios conquistam protagonismo, visto que ajuda no emagrecimento por promover a saciedade por mais tempo, regula o intestino (principalmente em casos de diarreia), diminui o apetite, ajuda na digestão devido à presença de fibras e por estas serem uma fonte de frutooligossacarídeo que são probioticos que contribuiem para o desenvolvimento de bactérias benéficas às paredes do nosso estômago, previne náuseas matinais e ajuda com a azia por serem um antiácido natural.

O nosso coração também sai beneficiado, visto que a banana reduz a pressão arterial e devido ao potássio vai contrabalançar os efeitos do sódio e consequentemente prevenir a ocorrência de AVC. Alivia o stress, acalma o sistema nervoso devido à vitamina B e previne a anemia por ser rica em ferro. Devo acrescentar que previne as insónias por possuir triptófano, um aminoácido percursor da melatonina, a hormona do sono.

Fortalece os ossos porque ajuda na absorção de cálcio e magnésio o que é bastante útil para os desportistas de plantão, ao mesmo tempo que previne cãibras e dores musculares.

Resta-me dizer que melhora a visão devido a alfa e beta-caroteno e vitamina A que protegem a retina do olho prevenindo doenças associadas a estas e à idade. Ajuda na ressaca quando preparada com leite e mel pois acalma o estômago e re-hidrata o sistema.

Por último e não menos importante, um estudo na escola de Twickenham (Inglaterra) revelou que 3 bananas por dia ajudam à aprendizagem e na concentração.

Malefícios para a saúde

Apesar de todos acreditarem que a banana promove a prisão do ventre, este pode ser um mito e não se confirma.

À excepção da quantidade de açúcar que pode torná-la desaconselhável para algumas patologias especificas a banana não regista contra indicações para a saúde.

Falamos de banana, para a próxima vamos falar de...?

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