quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sabes o que andas a comer? Canela

A canela é uma especiaria muito pouco valorizada, mas que tem propriedades bastante benéficas para a saúde. Se no natal é rainha, durante o ano é muitas vezes esquecida apesar de poder ser consumida de diversas formas como por exemplo no chá ou no leite.

As informações nutricionais que retirei da internet são as seguintes:

Benefícios para a saúde

A canela aumenta a tua temperatura corporal o que é excelente quando o objetivo é perder peso de uma forma rápida. Previne o armazenamento da gordura e a transformação do açúcar em gordura e diminui o apetite. Ao mesmo tempo, ajuda na digestão e melhora os transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e diarreia, sendo um bom anti inflamatório.

Por ser um antioxidante natural é um bom aliado para diminuir o risco de doenças cardíacas, dores no peito e combate também o colesterol prevenindo deste modo doenças associadas a ele.

Uma Universidade da Alemanha concluiu num dos seus estudos que a canela ajuda a aumentar em 60% a função cognitiva e a memória. É importante referir que a canela alivia enxaquecas e dores de cabeça, problemas renais, sintomas relacionados com dores de artrite e em 75% a cólica menstrual.

Por fim é um expectorante natural que combate infecções das vias respiratórias, diminui a fadiga, combate o enfraquecimento dos fios do cabelo e quando consumida com leite morno antes de dormir ajuda a ter uma boa noite de sono.

Malefícios para a saúde

Muitas são as que recorrem à canela em forma de óleo para combater infecções cutâneas, mas se este não for diluído em água pode provocar queimaduras, irritações e até alergias.

Pode ser um aliado para quem sofre do síndrome do cólon irritado ou úlceras mas quando consumida em demasia pode provocar danos na parede intestinal. Em excesso nas crianças pode favorecer a sua intoxicação.

Não pode ser consumida juntamente com medicamentos anticoagulantes, pois sendo ela um anticoagulante natural pode promover a perda de sangue excessiva durante a menstruação, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário