quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sabes o que andas a comer? Cogumelos

Apesar de ter anos de consumo e de existência, só lá para 1950 é que os cogumelos invadiram a alimentação do comum mortal. Até então já foi considerado um presente divino oferecidos pelos Deuses ao faraó no Egipto, ou então consumido pelos guerreiros romanos para terem força e coragem para lutarem na arena.

Aos poucos foi conquistando protagonismo e actualmente aconselha-se o consumo entre 250 a 300g por semana, uma vez que são um fungo com pouca gordura e rico em vitaminas, proteínas, fósforo, vitaminas complexo B, ácido fólico e fibras. E todos os benefícios para a saúde são fruto destes componentes.

Mas antes demais vamos às informações nutricionais que retirei da internet.

Benefícios para a saúde

Devido ao facto de ter ácido fólico o consumo de cogumelos vai ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas como o Alzheimer.

Ajuda a emagrecer devido à presença de fibra e ao facto de o regular o trânsito intestinal.

O fósforo torna-se fundamental para os nossos ossos e dentes.

Por serem ricos em beta-glucanas, especialmente lentinana tem uma acção preventiva do cancro. Desempenha uma acção antimicrobiana ao eliminar os micro organismos nocivos ao nosso organismo e assim ajuda a melhorar os sintomas do HIV e revigora o nosso sistema imunitário.

É antioxidante, combate os diabetes por baixarem os níveis do açúcar no sangue e é bom para doenças da tiróide, visto que controla as hormonas secretadas por ela.

Malefícios para a saúde

O maior malefício que posso apontar é que podes morrer envenenada se o apanhares sem rigor, exigência e conhecimento. Pelo sim, pelo não compra e assim podes consumir sem medo nem efeitos prejudiciais para a tua saúde.

2 comentários:

  1. Ótimos conselhos!
    Dá uma vista de olhos no meu ultimo post e deixa o teu comentário, http://umavidadelontra.blogspot.pt/2015/06/verao-1.html
    Beijinhos e resto de boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Obrigada pelo comentário e pelos votos de resto de boa semana, o qual retribuo.

      Beijinhos

      Eliminar