quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sabes o que andas a comer? Marmelo

Está aberta a época oficial dos marmelos, no ar já cheira a marmelada, o açúcar ao lume, os marmelos partidinhos aos bocadinhos, as promoções no supere hiper mercados... cheira a outono, cheira a marmelo...

Esta fruta pertence à família das rosáceas de origem asiática, foi sempre símbolo do amor e da fertalidade, porque na Grécia antiga as maças douradas (como eram conhecidos) estavam  associadas à Afrodite a Deusa do amor.

Apesar de ter vindo a perder reputação ao longo dos anos, limitado à marmelada, um marmelo possui a mesma quantidade de fibras do que uma maça. uma pêra e uma laranja todos juntos.

Vá mas chega de cultura geral e vamos ás informações nutricionais que retirei da internet.

Benefícios para a saúde:

O aparelho digestivo bate palminhas quando comes marmelo, ele combate a diarreia (quando consumido cru), ele regula em caso de pressão de ventre, ele ajuda a perder peso, mas também abre o apetite... dá resposta a todas as necessidades!

O marmelo cru é recomendado para casos de exaustão física e mental. 

Como é rica em pectina combate a anemia, reduz o colesterol ruim e ajuda com pneumonia. Combate dores de garganta, dores da gengiva, aftas, inflamações no estômago, anticéptico, antiespasmódicos, é calmante, ajuda com cólicas, fissuras e fortalece o aparelho digestivo como vimos.

Como é rico em antioxidantes previne o cancro e reduz o stress.

Mas se a fruta é boa, a folha é ainda melhor, já que em chá combate o catarro, e febre, diminui a glicose no sangue, controlando, assim, os diabetes.

Malefícios para a saúde:


Não encontrei qualquer malefício, à excepção dos altos teores de açúcar que usam para fazer a marmelada.

Sem comentários:

Enviar um comentário