quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sabes o que andas a comer? Quivi

Brrrr.... que frio lá fora, está mesmo um tempinho propicio a gripes e constipações, mas neste inverno não vais ter que passar por esse inferno, porquê? Porque o Socorro Vou Morar Sozinha existe para te salvar!

Mas para isso precisa da preciosa ajuda de uma fruta que com toda a certeza vais passar a comer com mais regularidade, estou a falar do quivi, pois claro. Mas, antes de descobrires como é que eu sei todas estas coisas vamos ver as informações que retirei da internet.





Benefícios para a saúde:

São tantas as vantagens que nem sei por onde começar, vamos começar pela que mais gosto, ou seja, o seu poder em ajudar na digestão devido à presença de actinidia uma enzima que dissolve as proteínas e que ajuda assim a digerir a refeição. Mas, se o facto de ajudar com a digestão já é bom, ajudar a regularizar o intestino é bónus já que combate a obstipação e previne problemas intestinais.

Contudo, não só o intestino é regularizado a pressão arterial também o é, devido ao elevado nível de potássio que possui que vai neutralizar os efeitos do sódio. 

Tal como comprova os estudos realizados por Collins (não são os vampiros de Twillight), Horsk e Hotten o consumo regular de quivis ajudam a proteger o nosso ADN por combinar os antioxidantes. Estes juntamente com a vitamina C vão reforçar a tua imunidade e até prevenir cancro.

"E doenças cardíacas nada?" Olha  já que falas nisso, comer 2 quivis por dia reduz a coagulação até 18% e os triglicéridos em 15%, podendo em alguns casos poder até substituir medicamentos anticoagulantes. Ele ainda diminui o colesterol por proteger o nosso organismo dos radicais livres.

Ele ainda é adequado para quem sofre os diabetes pelo seu baixo índice glicémico. Protege a degeneração muscular e problemas nos olhos, principalmente nos idosos. Um estudo realizado com 110 000 indivíduos, mostrou que 3 quivis por dia diminui em 36% a degeneração muscular devido aos elevados níveis da luteína a zeaxantina que são químicos encontrados no olho humano.

O prémio para a fruta mais alcalina vai para... o Quivi! (Palmas) "Eh que fixe, mas que raio isso quer dizer?" quer dizer que é rico em minerais que vão substituir o excesso de alimentos ácidos que consumimos. Ajuda ainda, a manter a pele mais jovem, o sono mais profundo, ter mais energia, menos constipações, artrites e osteoporose.

Vamos a mais um estudozinho para terminar? Em Itália realizou-se um estudo com 18 000 crianças dos 6 aos 7 anos que descobriu que quem come quivi diariamente torna-se em 32% menos propenso a ter falta de ar, 28% a ter corrimento nasal e 25% de tosse crónica.

Malefícios para a saúde

Apesar dos quivis Fuzzy serem os mais comuns ainda temos os Goden. Tanto um como o outro depois de maduros não devem estar perto de outras frutas por serem muito sensíveis ao gás etileno emitido pelas outras frutas.

Devido a ter oxalato, que é uma substância natural presente em plantas e animais, pode provocar danos a quem já sofra de problemas nos rins e na vesícula.

Ah se tens alergia ao latex também podes ser alérgico ao quivi cru porque têm enzimas semelhantes. E esta hein?

Então vais comer já na sobremesa?

Sem comentários:

Enviar um comentário