segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Uma chefe para tantas receitas #10

Esta semana é quase um especial arroz e espinafres, pois procurei, desta vez, pegar nos mesmos ingredientes e apresentar diferentes formas de confecção. Comer sempre o mesmo mas diferente, assim, para quem mora sozinha é uma boa dica para não  estragarem ingredientes.

Segunda


Para começar a semana algo muito simples, rápido, delicioso e extremamente fácil. Começa por temperar o frango com louro partido aos pedacinhos bem pequenos, limão, pimenta, oregãos e gengibre e coloca-o a grelhar sem adicionar gordura.

Enquanto isso coloca uma caneca de arroz integral a cozer em duas canecas de água e sal. Quando a água começar a evaporar-se adiciona os espinafres a gosto e envolve tudo muito bem, estes irão murchar. Assim que a água finalmente se evaporar completamente adiciona cenoura ralada e envolve muito bem. Depois é só servir e deliciar-te com esta receita que demora 20 minutinhos a estar pronta.

Terça


Para fazer o nosso semi empadão começa por cozer as batatas super bem até se desfazerem em água em sal. Enquanto isso coze noutro tacho uma posta de salmão.
Numa frigideira com azeite salteia os espinafres até murcharem, desfaz o salmão e envolva-os nos espinafres temperando tudo com sal, pimenta, coentros e gengibre.

Quando as batatas já estiverem no ponto, começas por desfazê-las com ajuda de um garfo, se quiseres fazer um puré como deve ser adiciona leite e manteiga, se fores daqui do team das preguiçosas monta o empadão só com as batatas desfeitas apenas. Metes os salmão e espinafres, uma camada de batatas, novamente espinafres e salmão e batatas para terminar. Se tiveres para aí virada/o bate um ovo e pincela por cima e leva ao forno, se não faz como eu e come mesmo assim.

Quarta


Para esta receita só precisas de cozer o arroz selvagem com a mesma técnica de sempre uma medida de arroz para duas de água e sal a gosto.

Entretanto parte os frango aos cubos. Numa frigideira faz um refogado de tomate e azeite (podes fazer com cebola e alho também) depois quando o tomate estiver em polpa adiciona o frango partido e envolve bem até cozinhar, temperando com sal, pimenta e oregãos. Quando o frango estiver quase cozinhado adiciona os espinafres e envolve tudo muito bem e deixa cozinhar, se necessário acrescenta um pouquinho de água. 


Quinta


Salmão assado no forno acompanhado com batata e batata doce. Começa por temperar o salmão com pimenta, sal e oregãos e coloca-o numa assadeira. Descasca e corta as batatas ditas normais e doces e mistura na mesma assadeira, tempera-as com sal, oregãos, pimenta, cobre-as com tomate aos cubos e rega tudo com azeite.
Vai ao forno por 40 minutos mais ou menos.

Sexta



Faz um refogado com azeite e tomate, e envolve nele as potas em cubos. Tempera tudo com pimenta, orgãos, sal e gengibre. A estes junta uma quantidade generosa de cenoura e arroz carolino. 
Mete água a frever e cobre tudo. É só deixar cozinhar.

Qual vais fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário