segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Uma Chefe para tantas receitas #9

Bom dia, boa semana, boa segunda feira, dá as boas vindas a um novo mês... tudo motivos para estarmos bem dispostas(os) e pronta(o)s para enfrentar o que aí vem... e o que é que nos ajuda a ficarmos ainda mais felizes? O quê? hãn? Sim, isso também... mas não é só, diz lá o que é? Ah pois comer! E como é que eu te posso fazer mais feliz? Claro partilhar um cardápio que não te obrigue a pensar muito no que cozinhar, no que comprar, como fazer... e óbvio que não te leve à falência nem que te ocupe muito tempo.

Vamos lá? Ok, ok, já parei de fazer perguntas!

Segunda


Doce ou travessura? Ainda estás de ressaca das pipocas enquanto vias filmes de terror, dos kg e kg de gomas e chocolates que comeste, mas mesmo intoxicada(o) de açúcar ainda estás na vibe do halloween? Então para hoje sugiro abóbora no forno (desculpa mas não conheço nada mais halloween do que abóbora) com costeleta também ela no forno para não dar muito trabalhinho.

É daquelas receitas que metes lá para dentro e quando for para comer, chama! Para isso só tens que descascar e cortar a abóbora em cubos, dispor sobre uma assadeira pincelada com azeite para não agarrar, temperar com sal, gengibre, oregãos, pimenta e coentros e levar ao lume por 45 minutos. Depois para que ela não se sinta sozinha, noutra assadeira (ou na mesma se preferires, eu é que não quis muitas misturas) colocar as costeletas temperadas com sal e pimenta pelo mesmo tempo. Depois é só desfrutar desta refeição super saudável e leve.

Terça



Vai uma massinha com salmão? Começa por grelhar o salmão e meter a massa a cozer com sal. Depois numa frigideira à parte coloca tomate aos cubos e refoga-o em azeite, depois acrescenta courgete aos cubos e pimentos italianos vermelhos em tiras fininhas. A estes juntas o salmão já grelhado e desfiado e envolve tudo muito bem e tempera com sal, pimenta e oregãos  para depois juntares a massa previamente escorrida.

Quarta


Frango com legumes em papelote acompanhado com arroz vaporizado... é só coisas boas e saudáveis. Corta uma folha com consideráveis dimensões de papel de alumínio e pincela-o com azeite. Nele dispõe o frango cortado em cubos, o pimento italiano vermelho, cenoura, courgete e beringela tudo em tiras e temperadas com sal, pimenta, coentros e sumo de limão e envolve tudo muito bem. Fecha este papelote, mas sem esquecer de deixar espaço entre a parte superior e o seu conteúdo. Leva ao forno por 35 minutos.
Enquanto isto tudo está acontecer metes 1 caneca de arroz vaporizado e 2 canecas de água temperada com sal ao lume por 20 minutos.

Quinta


Se estás naquela vibe de "é quase fim de semana quero que se..." coze batatas mesmo com casca e temperadas com sal. Faz lombo no forno por 30 minutos temperado com sal, pimenta e coentros.
Depois é só comer temperado com um bom azeite.

Sexta


Se a noite de sexta se prevê longa sugiro um prato bem consistente. Normalmente faço de um modo diferente, mas como andava com os orgãos do aparelho digestivo numa luta digna de street fighter decidi não abusar da sorte. Assim cozi tudo, a carne de vaca partida em cubos, arroz carolino e cenoura em cubos em sal, quando já estava tudo quase, quase, quase abusei da pimenta e dos oregãos. Por incrível que pareça até que ficou bastante agradável.

Que vais jantar hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário