segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Cuida da tua roupa como cuidas do teu namorado

ou da tua namorada, ou marido, ou esposa, ou curte (mas porque raio continuo-me a meter-me nisto já que há mil e uma definições e eu nem me lembro de metade?!). 
Nós namoramos aquela peça durante meses, esperamos pelos saldos dias e dias sem conta riscando com uma cruzinha no calendário sempre que nos aproximamos mais um dia, neste esperamos religiosamente pela meia noite para sermos a primeira a comprar a nossa peça de sonho no site e depois... à primeira lavagem ela encolhe e fica tingida! Porquê???? Porquê meu Deus, que mal lhe fiz para ser castigada? A ele nada, mas à tua peça fizeste, negligenciaste-a, não lhe deste a atenção e os cuidados que ela precisava...

Para que tal não volte a acontecer aqui estou eu para te ajudar.

1º Mandamento: Conhece a tua peça como a ti mesma.

2º Mandamento: A paciência é uma virtude que a tua roupa não tem.

Não deixes a roupa no cesto da roupa suja eternamente à espera que te apeteça lavá-la. Isso ajuda com que se estrague.

3º Mandamento: Mais vale só do que mal acompanhada

Esvazia bolsos e tudo o que lhe possa estar agarrado, desaperta botões, levanta as golas e colarinhos.

4º Mandamento: Respeita

As etiquetas, o limite da maquina, já que uma maquina muito cheia vai fazer com que a roupa fique mal lavada, a quantidade de detergente que em excesso pode provocar nódoas.... tudo e mais alguma coisa, na hora de lavares a roupa não te podes armar em rebelde.

5º Mandamento: Neutralidade acima de tudo

Evita lixívia e prefere as lavagens com água fria e detergentes neutros.

6º Mandamento: Secar e pendurar a roupa é uma ciência

Se secares dentro de casa num estendal faz corrente de ar nessa divisão. 
Se for uma peça de malha estende-a sob uma toalha, numa superfície plana e longe de fontes de calor e do sol.
Os cabides devem ser de boa qualidade para que não deformem as roupas.

7º Mandamento: Passa a ferro e mima-a

Começa por passar as roupas que suportam menos as altas temperaturas, com o passar do tempo o ferro vai aquecer mais e deves por isso reservar as peças que precisam de mais calor para o fim.
Torna-se mais fácil e rápido passar a roupa a ferro quando está ligeiramente húmida.

Sem comentários:

Enviar um comentário