quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Sabes o que andas a comer? Avelãs

Eu adoro avelãs, adoro eu e adora Viseu inteiro já que há semanas que têm estado esgotadas no Jumbo. Com a aproximação do natal temo que a situação só piore e que nos próximos meses não consiga ferrar o dente numa avelã, só me resta rezar que para os lados de Espinho façam o trabalho de casa como deve ser.
Entretanto só me resta argumentar que elas são benéficas para a saúde e que todas devíamos comer, com base nas informações que retirei da internet.

Benefícios para a saúde:

As avelãs têm a capacidade de proteger o nosso coração por terem ácido oleíco que reduz o LDL, o chamado colesterol ruim, e aumenta o colesterol bom, ou seja, HDL. Uma xícara de avelãs contém metade da quantidade diária de magnésio recomendada, este mineral regula os níveis de cálcio nos músculos, ajudando por isso o coração bater regularmente.

Este fruto seco ajuda a prevenir o cancro devido à presença de alfo-tocoferol que juntamente com a vitamina E reduz a probabilidade de cancro da bexiga.

O cálcio fornecido aos músculos ajuda-os a relaxar, o que combate, assim, a dor, espasmos, cãibras e fadiga.

Um xícara de avelãs reúne 86% da dose diária recomendada de vitamina E que combate os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e consequentemente o cancro da pele e o envelhecimento precoce desta.

Elas ainda têm a capacidade de proteger as articulações e ossos, graças à acção do magnésio e do manganês  que aumentam o seu crescimento e força, logo a sua resistência.

O seu consumo é benéfico para o Sistema Nervoso, visto que a vitamina B6 é necessária para a criação de mielina, a bainha isolada do nervo que aumenta a velocidade e eficiência de impulsos eléctricos, melhorando, portanto, o seu funcionamento.
São igualmente benéficas para o trato digestivo pela acção do manganês que funciona como catalisador para a síntese de ácidos gordos e do colesterol. Por ter um alto teor de fibras regula o movimento da comida, ajudando o trato digestivo, mantendo-o saudável.

Por último, a presença de vitaminas do complexo B aliviam o stress, a ansiedade e depressão, ao mesmo tempo que melhoram a memória.

Malefícios para a saúde:

Não encontrei informações de que sejam prejudiciais à nossa saúde. Contudo, é desaconselhável o seu consumo excessivo por serem bastante calóricas e aumentarem o peso.

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