terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Alimenta o teu cérebro...

Um cérebro é uma tão coisa maravilhosa que acho que toda a gente deveria ter um, por isso se fazes parte da equipa dos que porventura conseguiram um, preserva-o, protege-o, nutre-o da melhor maneira que sabes e consegues. Com isto com um bocadinho de sorte vais melhorar a tua memória, activar a tua concentração, mantê-lo saudável e combater a degeneração cerebral. 

Já te consegui prender?

Então vamos lá ver como é que fazemos tudo isso?! Come, mas come bem, come como se não houvesse amanhã, come com gosto só não bebas, quer dizer não bebas bebidas alcoólicas que essas vão impedir a transmissão de informações entre as mensagens químicas do cérebro que controlam o pensamento, o comportamento e as emoções e ainda vão causar lapsos da memória.

Café

Há quem defenda que alimentos com alto teor de cafeína esgotam minerais importantes para a função cerebral. Contudo, há quem informe que beber 2 a 4 cafés por dia vai prevenir o Alzheimer... enquanto andam para aqui à porrada para ver quem tem razão procedemos...


A aveia é uma fonte de energia para o cérebro, visto que a presença de complexo B vai regular a transmissão de informação entre os neurónios.


A linhaça é riquíssima em ómega 3 que é óptima para a neurogenese (formação de novos neurónios e protecção dos já existentes). Não podemos falar de ómega 3 sem mencionar o salmão.


Ambos são ricos em ácido fólico que contribui para o bom desemprenho cognitivo que ajuda a comunicação entre as células nervosas.

Cacau

Os seus flavonóides protegem os vasos sanguíneos, garantindo, deste modo a qualidade do fluxo sanguíneo para o cérebro o que diminuindo a probabilidade de derrames.

Chá verde

Tem uma acção neuroprotectora que diminui os danos neurológicos e a perda de memória.

Lecitina de Soja: 

A lecitina de soja tem colina, a colina contribui para a neurogenese. Tem ainda fosfolipideos que é um fosforo importante para... eish já não me lembro... ah memória.


Estas já não são novidade para ninguém, as suas gorduras boas vão garantir o bom funcionamento cerebral e compor as membranas das células.


Embora ainda não tenham 100% de certezas, há quem desconfie que a canela previne o alzheimer e a morte das células graças à acção da proantocianidinas e cinamaldeída.

Azeite

Também nos protege das proteínas que provocam o alzheimer devido ao oleocanthal.


Os licopeno que possuem previnem o risco de AVC.

Já conhecias estas dicas?




2 comentários:

  1. Olá Jess,

    Obrigada pelo teu comentário.
    Fico feliz por ter ajudado.

    Beijinhos

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