segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sabes o que andas a comer? Edição especial de chás #2



Lúcia Lima

A Lúcia Lima é uma planta importada da América do Sul, nomeadamente, Argentina, Peru e Chile. Conhecida como Cedron, limonete, bela-luísa, erva-luísa, doce-lima, erva-cidreira, Lemon Verbeno entre outro, tem igualmente vários nomes científicos como Lippia Citriodora L., Verbena Citriodora Cav., Aloysia Triphylla, britton, Lippia Triphylla e Kuntz.


Embora originária da América do Sul actualmente é Marrocos o principal produtor desta planta de 2m de altura, folha lanceolada, violeta pálida ou lilás e rugosa, que cresce em ambientes com bastante exposição solar, clima quente e húmido, embora consiga suportar temperaturas até ao 10º. Esta não cresce com a geada.


Devido a ser rica em óleos essenciais e possuir mais de 100 substâncias na sua composição torna-se uma excelente ajuda para quem sofre de insónias e anda agitado, já que relaxa o sistema nervoso.


Esta planta estimula o apetite, alivia cólicas gastrointestinais e menstruais e alivia a sensação de vómito. 

Sendo recomendado o seu consumo, em forma de chá, em caso de enxaquecas, dores e acidez gástrica. Assumindo-se como um excelente antidepressivo.

3 comentários:

  1. Chá de erva príncipe, já provaste? É muito bom. O meu pai tem plantado no jardim e bebe-se muito bem sem adição de açucar. Encontras à venda nos supermercados a erva seca, mas se conseguires a erva ao natural é mais saboroso. Posso trazer-te de casa do meu pai para provares. :)

    PROPRIEDADES
    Analgésica, antidepressiva, anti-bacteriana, a erva-príncipe combate a transpiração e o pé-de-atleta e serve de repelente de insectos. Em forma de compressas, é usada para aliviar dores musculares e reumáticas e também infecções da pele. No Suriname, é muito utilizada na medicina popular para combater problemas de tosse, asma, dores de cabeça e febre. No Ocidente, é mais utilizado para aliviar problemas digestivos e acalmar o sistema nervoso."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conquistaste a minha atenção com o "aliviar problemas digestivos" se assim o é vou provar com toda a certeza... Obrigada pela recomendação!

      Beijinho

      Eliminar