terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Socorro tenho que acordar cedo

Pssiuuu bela adormecida, sim tu, estou a falar contigo... vamos sair da cama? Já passaram os 5 minutos. 
Num post anterior dei dicas para sobreviveres a uma manhã depois de uma noite mal dormida. Contudo e apesar de algumas semelhanças, é preciso sair da cama e para que o consigas fazer sem as dificuldades do costume venho partilhar alguns truques. Acabou os "só mais 5 minutinhos"... pessoas bem sucedidas acordam cedo para aproveitar mais o dia e acordar mal depois de uma noite mal dormida vai causar problemas de memória, humor, falta de atenção e sonolência, daí a importância de dormires bem (procura no blog o post em que dou dicas para uma noite bem dormida).

1º Horários certinhos: O corpo rege-se pelo ciclo circadiano que organiza as funções do nosso corpo para as 24 horas, o conhecido relógio biológico. Manter a hora certa para deitar e acordar vai acertar o teu cronograma interno.

2º Vai abandonando gradualmente a necessidade de cama depois do despertador tocar. Contudo, enquanto tal não for possível, conta com esses 15 minutos antes da hora que precisas de te levantar. É importante que te respeites, se és como eu e logo ao primeiro toque tens que te levantar como uma mola, faz-lo, se precisas de te espreguiçar e essas coisas faz...

3º Não comeces logo a trabalhar e a responder e-mails profissionais, dá-te ao luxo de cuscar as redes sociais e despertar totalmente.

4º Deixa 20 minutinhos para seres feliz durante o pequeno almoço.

5º Luz vai regular o tal ciclo circadiano e informá-lo está na hora de acordares.

6º Manda o despertador para bem longe, assim não cais na tentação de carregares no snooze e obriga-te a levantar para o desligar. Garante que o teu toque é fixe para não te irritares nem começares o dia com vontade de matar alguém.

7º Recompensa-te: Com um pequeno almoço melhor, uma corridinha... qualquer coisa que gostes de fazer e te motive a sair da cama.

8º Evita cafeína depois do almoço para dormires melhor.

9º Ou as tecnologias ou tu no teu quarto. Expulsa-as, associa ao quarto o lugar para descanso e para namorar.

10º Relaxa antes de dormir.


Bom dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário