terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Truques que te facilitam a vida na cozinha

A vida na cozinha, se não soubermos contornar a situação, pode ser um verdadeiro caos...  poucos são os que sobrevivem a este dilema, poucos conseguem contar repetir pelo que passaram entre 4 paredes e os que contam não retratam a realidade nua e crua como realmente é. Para te poupar de possíveis traumas, venho, mais uma vez, partilhar alguns truquezinhos contigo.

1. Fritos sempre sequinhos

O Natal está a chegar e com eles as rabanadas, os bilharacos, os sonhos, as filhoses tudo recheadinho de calorias e gordura. Não há charme que resista a comer em família qualquer um destes doces e depois ficar com o batom (ou lábios) todos gordurosos... para que isso não aconteça deves garantir que os fritos estejam sempre sequinhos, como? É simples, só precisas de ao lado da tua frigideira ou fritadeira teres um tacho com água a ferver, tiras o doce frito, mergulhas na água a ferver e colocas num prato em cima de uma folha de papel de cozinha absorvente. Com isto, asseguras que mantém aquele toque estaladiço e sabor a frito mas tens muito menos gordura.


2. Descascar quivi

O quivi para esta altura do ano é fantástico, pelas suas elevadas quantidades de vitamina C. Contudo, descascá-lo e manter o seu aspecto minimamente apresentável, sem que se desfaça nem sempre é tarefa fácil. Para o conseguires só precisas de cortar as pontas com uma faca. Num dos lados, bem rente à casca enfias uma colher com a parte debaixo para o lado exterior do quivi e rodas até teres dado uma volta de 360º. Depois é só empurrares o quivi para fora e já está.

3. Bolachas moles

Se deixas-te a embalagem aberta (isso não se faz!) e as tuas bolachas ficaram moles, mete-as no microondas entre 30segundos a 1 minuto para as ressuscitares. Elas vão ficar novamente estaladiças e tu nem te vais lembrar que estiveram moles outrora. 

4. Descascar alho

Para que o alho fique bem mais fácil de descascar, mergulha-o em água fria entre 10 a 15 minutos, depois tiras a casca mesmo com as mãos.

5. Ressuscitar arroz

Se no dia seguinte o teu arroz está estranho, com um aspecto pouco desejável e queres que fique como se tivesses acabado de o fazer só precisas de meter num recipiente fechado, próprio para o microondas, misturar nele pedras de gelo, fechar o recipiente e levar ao microondas 3 minutos.

6. Espremer o limão

Para facilitares a tarefa, usa uma pega de salada e aperta, aperta, aperta...

7. Garrafas apertadinhas

Se a tampa daquela garrafa não se abre por nada deste mundo, pega num secador de cabelo, aponta para a tampa uma bufadela de ar quente e isso deve resolver o problema.

8. Batatas cozidas

Para tirares a casca com maior das facilidades deixa-as cozer em água a ferver, depois mergulha-as em água fria com umas pedras de gelo e tirar a casca com a mão. 

9. Contra lágrimas

Mais uma dica para não chorares a descascar cebola, antes de a picares só precisas de a meter no frigorífico por 15 minutos.


Já conhecias estes truques?





Sem comentários:

Enviar um comentário