quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Alimenta o teu bom humor

Está mau tempo lá fora, dormiste mal, o teu/tua namorado/a começou o dia a implicar contigo por algo que já fizeste em 1800 e troca o passo, o teu chefe já te avisou que quer falar contigo e estava com cara de poucos amigos... o teu humor já viu claramente melhores dias e a ti só te apetece enfiar na cama e esperar que tudo passe até voltares ao teu mundinho encantado dos brinquedos, mas não podes... podes sim comer, leste bem come!

O que metemos cá para dentro influência o que passamos para fora e por isso se queres transmitir uma onda de bom humor e realmente sentir-te bem contigo mesma/o aposta nos seguintes alimentos.

1. Mexilhão

Este alimento é rico em vitamina B12 que protege a bainha de mielina que como envolve as células cerebrais mantém o cérebro saudável e eficiente a longo prazo. 

2. Acelga

Não conhecia este alimento e muito menos as suas propriedade, mas quando li sobre o assunto achei que deveria partilhar à mesma. Ele melhora o teu humor porque é rico em magnésio que ao provocar reacções químicas no cérebro vai regular os níveis de stress e ansiedade.

3. Carne de animais de pasto

Os animais do pasto têm mais ácido linoleico  que vai aumentar a produção de prostaglandinas que melhoram a circulação sanguínea a nível cerebral e consequentemente o teu humor.

4. Espargos

São ricos em triprofano e folato que estimulam a produção da serotonina a conhecida substância do bom humor.

5. Ovos

Eles são ricos em ómega 3, vitaminas do complexo B, zinco e iodo que te vão proteger de doenças do foro psicológico.

6. Tomate

O licopeno vai proteger a bainha de mielina que vai prevenir o desenvolvimento de compostos pró- inflamatório, evitando deste modo estados depressivos.

7. Mirtilos

Que pelo seu alto teor de antioxidantes vai proteger o cérebro de um envelhecimento precoce e outras inflamações.

8. Mel

A presença da citina e canferol vai proteger o cérebro da degeneração celular.

9. Chocolate preto

Quem é que não fica feliz com chocolate? Isto acontece devido à presença de polifenois e l- teanina que ao melhorar a circulação sanguínea no cérebro produz mais serotonina.

10. Sementes de sésamo

As sementes de sésamo fornecem muito cálcio que ajuda a produzir neuro-transmissores que conjugado com a serotonina vai ajudar a relaxar.

Vá agora não tens desculpa para andares de trombas.

2 comentários:

  1. Depois destas dicas já não tenho razão para voltar a ser elefante. :)

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    1. Senão sentirei-me na obrigação de te apelidar de Jumbo =p

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