sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Livro: Como falar corretamente e sem inibições

Se há algo em que quero investir este ano é na comunicação, são inúmeras as vezes que repito «Mas eu disse» que desconfio que falo uma língua estranha. Não sei se o problema é meu ou do receptor mas pela via das dúvidas decidi investir mais em mim e nas minhas competências linguísticas. 

Para tal e de uma maneira mais auto didáctica comecei a ler este livro e posso dizer que foi um mini curso óptimo e que acho que me ajudou bastante.


Sendo um livro mais informativo não respeita a lógica assumida nos post anteriores sobre livros. 

Este livro está dividido em 3 partes diferentes, que por sua vez está subdividido em capítulos que marcam assuntos distintos.

A primeira parte intitula-se por "orador e o público" que nos explica sobre como falar em público e controlar o medo de o fazer. Para finalizar esta parte discrimina qualidades que precisam ser desenvolvidas para falarmos melhor e as características dos diversos públicos para que consigamos nos adaptar e melhorar a nossa interacção com quem nos ouve.

A segunda parte restringe-se ao "orador e o discurso" no qual o autor achou conveniente retratar assuntos como a preparação, a definição do assunto central e conclusão de um discurso em público.

A última parte refere-se ao "orador e a técnica" no qual são abordados os recursos audiovisuais e boas apresentações, dicas para responder a perguntas da plateia, para preparação para os 15 minutos de fama e de um discurso de circunstâncias com questões práticas numa reunião de trabalho. 

Posso dizer que são 300 páginas bastantes interessantes, escritas com muitos subtítulos que facilitam a leitura e que permite uma futura consulta. A linguagem é bem simples, contudo técnica o q.b para que nos tornemos "especialistas" no assunto após de frequentar as "aulas".

É um livro que recomendo mas se quiseres posso sempre fazer um post ou mais sobre o que aprendi depois de o ler. Se quiseres diz nos comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário