quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sabes o que andas a comer? Edição especial de chás #5

Tília



A Tília, actualmente conhecida por Teja, Tejo, Texa ou Tilha, foi durante a antiguidade conhecida como sendo o néctar dos réis. Cientificamente nomeada por Tília Cardata Mill é um planta que está presente no hemisfério norte devido à alta concentração de húmus (restos de animais ou plantas mortas que estão no solo) e pela exposição solar, mas é na Europa Central que consegue atingir os 30 m de altura e na Finlândia chega a ter 25m de diâmetro. 


Esta planta de tronco espesso é conhecida por acalmar os nervos e reduzir a ansiedade e como tal e por ser hipnótica é óptima para induzir o sono. 

Esta actua sobre as dores de cabeça e transtornos digestivos, uma vez que relaxa a musculatura do aparelho digestivo, problemas gastrointestinais, desconfortos, inflamações e problemas na vesícula.


Como é antitússica vai acalmar as mucosas respiratórias e relaxar o músculo brônquico, sendo o seu chá uma grande ajuda para quem sofre de tosse e constipações, cansaço físico e mental, em caso de febre e problemas com a transpiração.


Apesar dos seus vários benefícios o chá de Tília não é recomendado para quem tem dores de estômago, para grávidas ou mães a amamentar e quem sofre do coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário