terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Sabes o que andas a comer? Edição especial de chás #4

Hortelã



Originária da Ásia a Mentha Piperita é uma planta refrescante recomendada para quem sofre do Síndrome do Colon Irritável, náuseas, dores de estômago, diarreias e obstipação, uma vez que alivia problemas de estômago, ajuda na digestão, à movimentação dos gases através do estômago e intestino e promove o fluxo de bile. Esta acção torna-se tanto ou mais eficaz por ser antiespasmódico e relaxar os músculos do estômago, ajudando consequentemente a aliviar as náuseas, os enjoos de quem anda de transportes e o vómito. Graças ao seu papel ao nível do aparelho digestivo e por ser um antioxidante natural o seu chá torna-se um óptimo aliado para quem quer perder peso.

O seu consumo frequente vai reforçar o sistema imunológico, prevenindo constipações, asma, já que reduz a mucosidade e promove o descongestionamento do peito e nasal.

Ajuda, ainda, a aliviar o stress, a combater o mau hálito, a aliviar dores de cabeça, musculares e enxaqueca e quando usada externamente é muito boa para a pele por ter propriedades anti-inflamatórias e antipruriginosas.

Contudo, não deve ser consumido na gravidez, pois relaxa o útero e como tal aumenta o risco de aborto, todavia não há evidências científicas que comprovem este facto. 

Também não deve ser consumido por mulheres que estejam a amamentar ou por quem tenha alergia ao mentol. 

O Chá de hortelã deve ser consumido segundo recomendações médicas ou farmacêuticas se estás a tomar medicação, já que interfere com alguns medicamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário