segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Uma chefe para tantas receitas #17

Preparada/o para mais uma semaninha a dar o litro? Todas as energias recarregadas? O quê? Cansaste mais do fim de semana do que descansaste? Não pode ser! Agora vais ter que ir buscar todas as energias que precisas à alimentação.

Segunda


Começamos a semana com um peito de frango panado com farinha de linhaça acompanhado por arroz de cenoura e salada. Para fazeres começa por temperar o frango com sal, pimenta, limão e oregãos, enquanto absorve o tempero bate um ovo num recipiente à parte e noutro a farinha de linhada (ou linhaça dourada moída como preferires), passa no ovo, na farinha e mete numa assadeira para ir ao forno. Leva ao forno por 25 minutos mais ou menos a 200º.

Como não como cebola nem alho, comecei por fazer o arroz, refogando cenoura ralada em azeite, juntei a este refogado arroz vaporizado e envolvi tudo muito bem. Para terminar adicionei água e sal e deixei cozinhar até ficar seco e soltinho.

Como prometi este ano comer mais legumes acompanhei com salada de alface e tomate cherry.

Terça


A ideia inicial desta receita era fazer perca grelhada, contudo, achei a posta demasiado grossa para tal e optei por cozer.  Acompanhei com batata e cenoura cozida e ficou relativamente bom, embora não tenha morrido de amores por este peixe cozido, aconselho a fazer no forno para uma próxima vez.

Quarta


Para fazer esta receita comecei por refogar um tomate maduro em azeite, deixando ao lume mínimo até ficar com uma textura consistente. Quando aconteceu adicionei cenoura aos cubos e peito de frango partido aos bocados, envolvi tudo muito bem e temperei com sal, gengibre, oregãos e pimenta, acrescentando os espinafres e àgua em grandes quantidades. 

Quando a água começou a ferver adicionei a massa (sem gluten) e envolvi tudo muito bem, ir mexendo com frequência.  Depois é só deixar cozer e desfrutar.

Quinta


Esta semana estava para o peixe cozido e optei por pescada cozida acompanhada por batatas, cenoura, feijão verde e ovo.

Sexta


Porque não terminar a semana com uma sopinha quentinha e reconfortante? Ainda continuo com a minha aventura das sopas e a coisa tem corrido relativamente bem. Para fazer esta sopa comecei por meter 3 batatas, 2 cenouras, 1 courgete grande, sal e água a cobrir todos os legumes. 
Deixei cozer muito bem, passei a varinha mágica.
Voltei a colocar ao lume, desta vez para cozer os agriões.
Quando desliguei pus um fiozinho de azeite e mexi muito bem.

3 comentários:

  1. Coisas tão simples e tão boas! Duas sugestões: para panar experimenta usar também aveia. Fica delicioso. Até podes depois algum tempero que gostes (paprika, alho, queijo). E para comeres mais uns legumes ralas cenoura e cortas em tiras bem fininhas couve roxa e pões na frigideira antiaderente. Não precisas de adicionar gorduras nenhumas. No fim, se gostares de maçã, cortas aos cubinhos e juntas à "salada". Fica delicioso!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Isto de escrever sem conferir não corre bem. Reformulando a frase que me parece confusa, ralas cenouras e cortas couve roxa em tiras fininhas. :) assim, sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sugestões são maravilhosas, mas dada a dieta que estou a fazer ingredientes como parika, alho, queijo, couve roxa e maçã não podem entrar no cardápio... daí a minha dificuldade.

      Essa da aveia também já o fiz, mas como a aveia sem gluten custa os olhos da cara tenho feito com menos. Também já penei com corn flakes é delicioso bem croncante (outra coisa que tive que parar de fazer porque os corn flakes sem gluten são bem doces- mas os tradicionais não...).

      Beijinhos

      Eliminar