quarta-feira, 23 de março de 2016

Sabes o que andas a comer: Edição especial de chás #11

Chá verde


O chá verde é oriundo da Camellia Sinensis, uma planta originária da China, embora se tenha difundido bastante pelo Japão pelas interacções e exportações feitas pelos monges. 

Benefícios para a saúde:


O seu consumo traz consigo um conjunto de benefícios muito diretamente relacionados por ser um antioxidante natural, que ao proteger as células dos efeitos dos radicais livres está a prevenir o envelhecimento precoce. A sua acção conjugada com bioflavonóides vai prevenir e combater o cancro.
O chá verde tem a capacidade de fortalecer o coração por possui nas suas propriedades tanina que diminui o mau colesterol e a lipoproteina que previne que este se armazene nas células.
É deveras útil para proteger o estômago, devido o proteger da bactéria helicobacter pylori e consequentemente previne úlceras estomacais, gastrite, cancro no estômago e esófago.
Ainda tem o poder de auxiliar o emagrecimento, por potencializar a diminuição da retenção de líquidos, estimular o funcionamento do fígado, combater a pressão de ventre e por ser termogénico.
É aconselhado para quem faz desporto por ser anti-inflamatório e ajudar a recuperação muscular.

Malefícios para a saúde:

Contudo, o seu consumo não deve ultrapassar as 5 xícaras por dia por promover alguns malefícios e prejudicar a nossa saúde, uma vez que prejudica o fígado.  
Como contém cafeína na sua composição diminui a qualidade do sono, eleva a pressão arterial e como tal é contra-indicado para hipertensos.
Não é recomendado para grávidas e para quem está a amamentar porque pode provocar vómitos e náuseas, diminuir os níveis de ácido fólico que vai prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do bebé.
Não deve ser conjugado com medicamentos anticogulantes e pode provocar diarreia, desconforto gástrico e intestinal. 


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