quarta-feira, 30 de março de 2016

Sabes o que andas a comer? Edição especial de chás #12

Chá Preto

Há semelhança do que vimos com o chá verde, também ele oriundo da planta Camellia Sinensis as vantagens do seu consumo são inumeras, mas o consumo exagerado superior a 3 xícaras de chá por dia pode ser ameaçador.

Benefícios para a saúde:

Quem é diabetico/a deve apostar no seu consumo naqueles dias em que facilitam um bocadinho, já que controla a absorvação das gorduras e açúcares (glicemia e colesterol) no sangue. Revela-se um aliado no tratamento e prevenção de doenças cardiocasculares e hipertensão, devido à limpeza do organismo proporcionada.
O facto de ser antioxidante e ajudar a esta limpeza do organismo vai igualmente previnir a formação da pedra vesicular, a emagrecer, prevenir o cancro, proteger do envelhecimento do cerebro e como tal doenças neurodegenerativas e consequentemente aumenta a energia, melhora o humor, bem-estar devido à presença de teanina que vai agir no cerebro aumentando o ácido gamacimino butírico, depamina e serotonina.
Por último ajuda quem sofre de diarreias, inflmação intestinal, sendo um aliado para quem sofre do Síndrome do Colon Irritado deste tipo.

Malefícios para a saúde:

Apesar de ser antioxidante e ajudar na prevenção do cancro, o seu consumo excessivo pode favorecer o aparecimento de cancro na próstata. 
Devido ao seu alto teor de cafeína pode provocar insónias e cansaço, ao mesmo tempo que pode favorecer a toxicidade e agitação do sistema nervoso, que se demonstra através de convulsões, delirios e taquicadias e dependência psicológica.
Como ajuda no caso de diarreias, pode originar o efeito oposto, prisão de ventre, anemia e dor de cabeça.
Tem efeito desmineralizane o que favorece o aparecimento de caîbras.
Por todos estes efeitos secundários deve ser evitado por grávidas e lactanes porque ele consegue atravessar a barreira placentária e o leite materno, podendo provocar a hipertensão, úlceras gástricas e batimentos irregulares na mãe e no próprio bebé.

Sem comentários:

Enviar um comentário