segunda-feira, 7 de março de 2016

Uma chefe para tantas receitas #20

E pronto já vamos para a segunda semana de Março, sou só eu que ando em depressão por o tempo estar a passar tão depressa? Por um lado é bom sinal, dizem que quando fazemos o que gostamos o tempo demora menos a passar, mas dá para dar uma pausinha nisso para poder aproveitar melhor?

Estou numa fase que me apetece explorar um bocadinho mais a cozinha para fazer receitas saudáveis mas bem apetitosas, contudo, continuo a preferir não estar muito tempo por volta dos tachos para poder fazer mais coisas e rentabilizar o dia.

Segunda


Estás a ver aqueles dias que não tens muito tempo para cozinhar, mas apetece-te uma refeição como deve ser? Para esses dias sugiro esta omelete no forno com salmão fumado e espinafres, fica tão bom e é tão fácil.

Começa por bater 4 ovos e temperá-los com pimenta e oregãos, não coloques sal porque o salmão já dá a quantidade de sal que precisas. Mistura tiras de salmão fumado na quantidade que preferires e o mesmo com os espinafres. Vira esta mistura para formas ou uma assadeira pequena e leva ao forno por 20 minutos a 180º mais ou menos.

Serve com salada.

Terça


Esta receita ficou tão boa, mas tão boa... que só de me lembrar já fico com água na boca. Coisas tão simples fazem tanta diferente. Começa por grelhar o frango temperado com pimenta e limão, sem adicionar qualquer gordura.

Ao mesmo tempo coze o arroz integral com água e sal apenas. Quando já estiver seco e cozido acrescenta pedacinhos de amêndoa, tomate cru em cubos e espinafres e envolve tudo muito bem... como o arroz está quente vai dar uma cozidela no tomate e espinafres mas eles mantém a sua textura natural de cru, não sei explicar mas fica bom agora para os dias mais quentes. Podes temperar tudo com umas gotinhas de limão.

Quarta


Já falei por aqui que fiquei fã de quinoa e agora é só experimentar receitas. Para fazer esta cozi normalmente em água e sal, como se faz com arroz, noutro tacho cozi cenoura e couve galega cortada para caldo verde, também em água e sal. Depois foi só escorrer tudo, misturar a cenoura cortada em cubos, o caldo verde, amêndoas partidas aos poucos, tomate cherry a metades e rúcula. Estás a ver aquelas receitas que ficas a manhã toda à espera pela hora de almoço? Pois é o acontece com esta receita, deliciosa.

Acompanhei com coelho no forno, para o fazer temperei com sal, oregãos, tomilho, pimenta, azeite e gengibre, levei ao forno a 200º por 30 minutos e voilá.

Quinta


Voltamos ao arroz e este foi uma experiência que correu mesmo bem. Comecei por fazer o refogado com tomate e azeite, acrescentei o arroz e misturei tudo, mas sem deixar fritar. Acrescentei o dobro de quantidade de água e agrião, temperando tudo apenas com sal. Ficou muito bom mesmo, é para repetir!

Acompanhei com fêvera grelhada sem gordura e temperada com sal, que combinou muito bem.

Sexta




Para terminar a semana, arroz thay jasmin cozido e água e sal e polvilhado com oregãos. Acompanhei com tomate cherry apenas temperado com oregãos e nuggets de frango sem gluten. Para fazê-los comecei por cortar o frango aos pedaços e temperei com limão e sal. Forrei-os com aveia sem gluten e sementes de sesamo e levei ao forno por 20 minutos a 180º.  Podes usar ovo, mas é perfeitamente dispensável, eu usei com e sem e não fez grande diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário