segunda-feira, 14 de março de 2016

Uma Chefe para tantas receitas #21

Ora boa segunda feira e boa semana, lá fora os passarinhos já cantam, o sol já dá o arzinho da sua boa graça, as manhãs e noites ainda estão frias para o consolo das pessoas invernais, a mesa está farta de comidinha deliciosa e espera-nos um conjunto de novos desafios... enfim, a vida é bela!

E se tu, pessoa mal humorada que detesta segundas feiras, já estás para aí dizer "mesa farta só se for para ti que eu não sei o que fazer para o jantar" eis a solução
.

Segunda


Para segunda feira pensei num belo empadão de arroz com atum, super rápido, fácil e saudável. Só precisas de cozer o arroz thai jasmin em água e sal como normalmente.
Enquanto isso, noutro tacho pica um tomate e refoga-o em azeite, vai mexendo até ficar com uma consistência do teu agrado e mistura o atum (eu usei natural em água), e os espinafres, vai mexendo, envolvendo até que estes últimos murchem. Tempera tudo com gengibre, pimenta e oregãos, não coloques sal porque o atum já tem que sobra.
Depois é só fazeres camadinhas com ambas.

Terça


Para uma terça feira mais levezinha acompanha arroz integral cozido em água e sal (deixa de molho 1 dia inteiro em água e vinagre, se resolve o assunto? Não, mas ajuda ligeiramente), com peito frango grelhado (temperei com sal e limão) e feijão verde (cozido em água e sal e salteado em azeite). Se não precisas de fazer uma dieta lowfodmaps podes meter alho).

Quarta


Já tinhas saudades de receitas de salmão? Já? Pois e vais continuar porque a receita de hoje é truta salmonada, nunca tinha provado tal coisa e fiquei fã, adorei! 
Para reproduzir esta receita tempera com sal, azeite e oregãos, polvilha com uma generosa quantidade de sementes de sesamo e leva ao forno por aproximadamente 60 minutos a 180º. Podes acompanhar com tomate cherry para que assam e fiquem com um saborzinho diferente ou com uma salada de tomate, eu não o fiz porque estava mal disposta e temi piorar.
Acompanha com batatas cozidas, mesmo com a casca.

Quinta


Como já fizeste a pausa de arroz num dia, já podes voltar a comer, desta vez com arroz vaporizado de legumes. Para o fazer faz um refogado com azeite, feijão verde e cenoura, mesmo antes do azeite começar a ferver, junta o arroz e envolve tudo bem, acrescenta o dobro da quantidade de arroz em água, sal e deixa fazer.
Acompanha com uma fêvera grelhada sem gordura, temperada com sal e oregãos.

Sexta


Como sexta já cheira a fim de semana, convida para uma carne de vaca assadinha no forno (temperada com sal, oregãos, gengibre, pimenta e tomilho), acompanhada com arroz basmati cozido em água e sal e salada de rucula e tomate cherry temperada apenas com azeite e sal.

Qual vais fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário