segunda-feira, 21 de março de 2016

Uma chefe para tantas receitas #22

Estou a ouvir um queixume por ser segunda feira? Nem uma semana mais pequenina te ajuda com esse mau humor? Nem os ovos da pascoa , amêndoas e tudo o mais que o domingo tem para oferecer? Imagino se não pudesses comer nada disso como eu, ninguém te aturava.
Vá lá, procura o teu bom humor e presenteia quem se cruza contigo com um bom dia alegre e um sorriso de orelha a orelha... eles merecem e acima de tudo, tu mereces!

Segunda

Para te ajudar com essa missão proponho uma receita daquelas que te fazem contar os minutinhos para o almoço de tão boa e saudável que é. Ao mesmo tempo puseres a grelhar os bifes de frango temperados com sal e limão e sem qualquer gordura, coze arroz integral em água e sal.
Enquanto isso vai ralando a cenoura para um recipiente à parte, corta a courgette e o queijo fresco (usei sem lactose) aos cubos.
Quando o arroz e o frango estiverem prontos, reserva o arroz e corta o frango em tiras. Numa frigideira anti-aderente salteia os cubos de courgette, juntamente com as tiras de frango, as nozes, os espinafres até ficarem murchos e depois o arroz e cubos de queijo fresco. Envolve tudo muito bem e serve. 

Terça


Para fazer este frango, maravilhoso, delicioso e lá está saudável só precisas de um rectângulo de papel de alumínio e ralar para o seu centro courgette e cenoura, envolve-os e rega-os com um fiozinho de azeite. Em cima desta caminha dispõe o frango e tempera-o com sal, pimenta, gengibre e oregãos e fecha o rectângulo bem fechadinho e leva ao forno por 25 minutos a 180º.
Acompanha com arroz thai jasmin cozido em água e sal.

Quarta


O dia que me custa mais a passar é a quarta e como tal proponho as receitas menos trabalhosa e mais rápida possível, sem que perca o sabor e nutrientes que preciso. Assim grelhei uma fêvera temperada apenas com sal e sem qualquer adição de gordura, grãos de quinoa real cozidos em água e sal (igual ao arroz) e acompanhei com uma salada de espinafres, queijo fresco sem lactose, tomate cherry e nozes apenas temperada com um fio de azeite.

Quinta



Além de arroz tenho tentado comer mais legumes e acho que até tenho conseguido... Para me obrigar a fazê-lo tenho incluído de várias maneiras, como por exemplo um estufado de costeleta. Para o fazer refoguei tomate em azeite, acrescentei pedaços de cenoura, cubos de courgette, espinafres e a costeleta após temperar tudo com gengibre, pimenta, tominhos e oregãos adicionei um pouco de água e deixei cozinhar.
Acompanhei com arroz basmati cozido em água e sal.

Sexta



Terminei a semana com salada russa acompanhada com filete de peixe gato, eu sei que não parece mas é surpreendentemente saudável. Não percebes como? Então acompanha a receite. Coze num tacho batata, feijão verde, ovo, cenoura (podes acrescentar ervilha eu é que não quis arriscar por esta semana ter sido difícil e a ervilha é um amarelinho) apenas em água e sal.
Agora podes pincelar os filetes de peixe gato com azeite e empaná-los com farinha de linhaça, leva ao forno por 30 minutos a 180º e está pronto.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário