quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mais lenha para a fogueira sobre o pequeno almoço

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, já falei dele aqui, aqui e aqui desta refeição mas nunca é de mais lembrar das diversas opções que existem no mercado para variares.
  • Cereais integrais
  • Cremes vegetais para barrar
  • Bebidas vegetais
  • Yofu (alternativa ao iogurte de soja)
  • Sementes linhaça
  • Sementes chia
  • Bagas goji
  • Sumos fruta
  • Chás
  • Produtos sem glutén
  • Compotas sem adição de açúcar
  • Bolachas de arroz
  • Bolachas tipo waffer com recheio de mel
Contudo, andei por aí a ver umas receitas alternativas que tenciono experimentar. Estou por isso a escrever este post como se estabelecesse um compromisso para experimentarmos juntas/os.


Panqueca de linhaça e banana

Bater 100 ml ou 2 claras, 1 banana, 1 colher de sobremesa cheia de linhaça moída e uma colher de café de fermento com uma barinha mágica e levar a uma frigideira.



Panquecas no forno

Misturar 1 ovo, 30gr de farelo de aveia, 1/2 colher de café fermento, açúcar mascavado, sumo de laranja e canela a gosto com uma varinha mágica. Coloca a mistura obtida em formas e leva a forno a 180º por 25 minutos.


Papa de aveia express

Durante a noite deixa a aveia de molho em água, no dia seguinte junta canela em pó a gosto e mexe muito bem. Leva uma panela ao lume e só precisas de juntar bebida vegetal para ficar cremosa.


Barras de cereal cadeiras

Mistura 10 colheres de sopa de aveia, 75g de sementes de sésamo, 50g de bagas de goji, açúcar mascavado a gosto.

Leva 150g de manteiga de amendoim ao microondas  alguns segundos para que amoleça e junta aos ingredientes secos e mexe.

Espalha num recipiente rectangular forrado a papel vegetal e aperta até ficar firme.

Leva ao frio por umas horinhas e corta as barras.

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