quinta-feira, 28 de abril de 2016

Sabes o que andas a comer? Ovos

O ovo sempre foi visto como um vilão, foram vários os mitos que se criaram à sua volta, um criminoso queimado em praça pública que teve a infelicidade de ser alvo de estudos tardiamente. A nossa sorte é que sobreviveu e aqui estamos nós a falar dele e como consegue ser bom para a nossa saúde, se não acreditas dá só uma vista de olhos na selecção que fiz dos 13 nutrientes essenciais que tem na sua composição: ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fosforo, manganês, potássio... não chega? Vitaminas A, C e do complexo B. Continua a não te dizer nada? Então vamos lá "trocar tudo isto por miúdos".

Benefícios para a saúde:

Não mencionei mas ele tem carotenóides, luteína e zeaxantina que conjugados são óptimos para combater a degeneração ocular, o aparecimento de cataratas e o aparecimento da cegueira na 3ª idade. Como regula o sistema nervoso e o cérebro revela-se um aliado no combate à degeneração deste e um favorecedor da memória previnindo o aparecimento do alzheimer e outras demências.

Ele tem sido apontado como o principal responsável de doenças cardíacas associadas ao colesterol por ele provocado, mas estudos realizados em Harvard Scholl of public confirmaram que não só não faz mal como previne o aparecimento de coágulo sanguíneos e consequentemente ataques cardíacos e AVC. Estes estudos afirmaram que consumir regularmente 2 ovos por dia não afecta o perfil lipídico de forma negativa, logo não tem um impacto desfavorável em relação ao colesterol.

Mas os estudos não se limitaram a testar o colesterol, foram realizados outros estudos que demonstraram que o consumo regular de ovos, cerca de 6 ovos por semana, reduziram o risco de aparecimento de cancro da mama em 44%.

A combinação de enxofre com vitaminas e minerais apresentados ajudam com um cabelo e unhas mais saudáveis. Como é rico em selênio, zinco, vitaminas A, E e B, ou seja, em antioxidantes vai prevenir o envelhecimento precoce, anemia (ferro está na gema) e a memória, ao mesmo tempo que fornece a energia que precisamos. É esta energia e o facto de ser um excelente construtor muscular que o torna um aliado de quem pratica exercício físico. 

O ovo pela presença de folato e lecitina vai regular os níveis de stress, melhorar o nosso humor e ajudar no combate a depressões. 

As grávidas devem abusar do seu consumo já que ele previne más formações no desenvolvimento do feto, problemas de saúde mental do bebé e doenças cronicas, acção potenciada pela colina.

A presença de fósforo, vitamina D e cálcio revela-se a formula mágica para dentes e ossos fortes. 

Se mesmo com todos estes benefícios não te convenci a comer ovo, pelo menos usa a sua clara para fazer uma máscara facial, ela vai absorver o excesso de óleo da pele, diminuir os poros, curar o acne e reduzir as cicatrizes, espinhas e manchas quando deixamos atuar por 10 a 20 minutos.

Malefícios para a saúde:

Apesar de ser um super alimento de tão saudável que é, o seu consumo exige responsabilidade devido à probabilidade de contacto com a bactéria salmonela. Esta está na origem em muitas intoxicações alimentares associadas à má cozedura do ovo. Para evitar certifica-te que a casca está bem limpa, não está rachada nem partida e que respeitas o tempo de cozedura.

Outro senão é ser altamente alérgico e muitas pessoas não o poderem comer.

2 comentários:

  1. Cá em casa sempre se comeu ovos de todas as formas. No entanto nunca gostei da gema. Lembro-me de ser pequena e do meu avô me dizer que eu desperdiçava o melhor do ovo, a parte que tinha os nutrientes que me faziam bem. Eu encolhia os ombros e continuava a comer só as claras. Atualmente dizem que a clara é a mais saudável. E eu pergunto-me em que é que ficamos. Mas por via das dúvidas, eu fico na minha. Não gosto de gemas, não as tenciono comer. A clara... venha ela.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilium,

      É na gema que se concentra a maioria dos nutrientes, contudo, a clara também tem a sua quota parte de responsabilidade nos benefícios do ovo para a saúde. Acaba por ser a queridinha do momento porque não tem tantas calorias como a gema, mas tanto uma como outra é boa desde que se comam ovos é o que interessa.

      Eu por acaso gosto muito das duas, mas se gostas só da clara come-a que faz bem. No caso de bolos ou ovos moles, não gostas?

      Beijinho

      Eliminar