segunda-feira, 4 de abril de 2016

Uma chefe para tantas receitas #23

Bom dia,

Esta rubrica na semana passada não marcou presença por estes lados, talvez porque achei que sendo Pascoa irias comer restos da papinha da mãe durante a semana toda, que podemos fazer? Mãe é mãe e ela sempre se preocupa.Assim, tornava-se desnecessário dar dicas enquanto não esvaziasses todos os recipientes acumulados no frigorífico.

Mas está de volta, com menos arroz no menu (prometo), mas receitinhas sempre boas, simples, rápidas e saudáveis.

Segunda


Parece complexa mas juro que não é... tal como juro que é deliciosa e uma receita para repetir, sem sombra de dúvidas. Começa por fazer arroz de tomate, picando tomate e refogando-o em azeite, quando apresentar uma consistência semelhante a de uma polpa acrescenta o arroz (misturei arroz agulha com basmati), água e sal, deixa cozinhar.

Enquanto isso faz pequenas omeletes com 3 ovos, temperado com sal, oregãos e pimenta, numa frigideira pincelada com azeite...

Quando já tiveres as tuas omeletes prontas, corta-as em tira e reservas, na mesma frigideira salteia cubos de courgete, arroz de tomate, as tiras de omelete, cenoura ralada, nozes e espinafres só até ficar tudo bem envolvido porque não queremos a cenoura e os espinafres cozinhados.

Terça


Para terça, lasanha de frango com beringela. Muito mais levezinha do que com massa, confesso que já tinha tentado muitas vezes fazer, mas nunca ficou tão boa como esta. 

Começa por cozer peitos de frango em água e sal, corta a beringela em rodela ou tiras como preferires, polvilha-as com sal e reserva pelo menos 15 minutos.

Quando o frango estiver cozido desfia, para depois o envolveres no refogado de tomate que deves preparar entretanto. Tempera com oregãos, gengibre e pimenta e reserva.

Nesta altura já deve estar na hora de preparares a tua beringela, começa por a secar com a ajuda de uma folha de papel de cozinha para retirares todo o ácido que ela foi perdendo e grelhá-la numa frigideira pincelada com azeite.

Tudo pronto podes montar a tua lasanha, assim começa por meter rodelas de tomate na base de uma assadeira, o frango desfiado, rodelas de queijo fresco sem lactose, a beringela e repete o processo as vezes que achares necessária. Assegura que a última camada é de queijo e tomate, se não fores forreta como eu no queijo ficará com melhor aspeto.

Quarta


Para quarta um franguinho no forno apenas temperado com azeite, limão, oregãos, tomilho, gengibre e pimenta. 

Acompanhado com arroz thai jasmin cozido apenas em água e sal e legumes grelhados. Mais uma tentativa que à primeira vez não tinha corrido bem, mas que agora até que passou no teste. Começa por cortar abóbora, beringela e courgete na vertical, pincela-os com azeite, sal e oregãos e já podes grelhar. 
Quando pronto polvilha com sementes de sesámo para ficar crocante.


Quinta


Uma salada de batata deliciosa, coze as batatas mesmo com casca, ovo, bacalhau e cenoura em água e sal. Depois corta tudo em pedaços, envolve, acrescenta pedaços de tomate, tempera com azeite e oregãos e tens um modo diferente de servir.

Sexta


Para terminar a semana, polvo no forno com batatas e legumes.

O polvo é temperado apenas com sal, oregãos e azeite e levado ao forno por 40 minutos, podes fazer o mesmo com as batatas.

Para os legumes coze em água e sal couve galega cortada em caldo verde e cenoura. Depois é só escorrer e servir com tomate cherry.


Qual vais fazer primeiro?
Pa
s, gengibre, pimenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário