segunda-feira, 11 de abril de 2016

Uma chefe para tantas receitas #25

Estamos preparadas/os para mais uma semaninha?
Os planos já estão organizados? As tarefas definidas? A meteorologia consultada para pensares nos looks que vais usar? As refeições planeadas e comprinhas feitas? Tudo para não seres surpreendida e não perderes tempo... não? Oh vá lá, pelo menos esta última tens que fazer... vá não sejas preguiçosa/o eu ajudo.

Segunda


Para começar a semana, truta salmonada grelhada acompanhada com arroz de legumes.
Já tinha partilhado a minha descoberta deste peixe aqui e agora quis testá-lo doutra maneira (grelhado) e posso dizer que adorei. Só o grelhei temperado com limão, sal e tomilho, sem qualquer gordura, aliás durante o processo fui escorrendo a gordura do próprio peixe do grelhador para a reduzir na sua confecção.
Para fazer o arroz cortei cenoura e courgette em meias luas, o feijão verde em tiras e levei tudo a refogar em azeite, juntei arroz vaporizado para envolver tudo muito bem e poder acrescentar a água. Quando o fiz aproveitei para juntar sal e deixar cozer até que a água evapora-se.


Terça


Desde que comecei a prestar a atenção ao que comia os meus desejos por comida tem diminuído a olhos visto, contudo, deu-me saudades, não vontade mas sim saudades de comer um estufadinho com massa cozida e assim o fiz.
Cozi a massa sem gluten (à base de milho) com 10 vezes de quantidade de água comparativamente à quantidade de massa e acho que assim consegui que não colasse tanto e ficasse com um sabor menos forte e característico.
Para estufar escolhi coelho que tanto gosto e tão poucas vezes como, comecei por refogar o tomate e cenoura em azeite, juntei o coelho e enquanto ia temperando com sal, gengibre, tomilho, oregãos e pimenta, ia envolvendo no próprio molho. Acrescentei água e deixei cozinhar.
Para acompanhar escolhi salada de espinafres, rúcula e tomate cherry temperada apenas com sal e azeite. 

Quarta


Como na terça a comidinha foi ligeiramente mais calórica, tentei contrabalançar no dia seguinte com uma douradinha grelhada com batata e cenoura cozida e uma salada de tomate.
Pessoalmente gosto mais da dourada assim, não gosto tanto delas escaladas, parece que não me sabem tão bem, a mim que sou fã deste peixe.
Temperei a salada de tomate apenas com sal, oregãos e azeite.

Quinta


Quase, quase, quase a terminar a semana fiz peru no forno acompanhado por arroz basmati cozido em água e sal. 
Temperei o peru com sal, limão, oregãos, tomilho, gengibre e pimenta e levei ao forno, quando terminado tirei a carne dos ossos porque além de ocupar muito espaço não gosto tanto daqueles tendões e essas coisas no peru.
Eu disse que este ano ia comer mais legumes, assim cozi em água e sal couve galega cortada em caldo verde e cenoura aos cubos e acompanhei com rúcula e tomate cherry, tudo bem envolvido e temperado com azeite apenas. 

Sexta


Já não comia massa desde janeiro, mas esta semana tirei a barriguinha de misérias. Apenas cozi massa sem gluten em água e sal e reservei. Grelhei feveras sem gordura temperada apenas com sal e reservei. 
Depois misturei tudo, acrescentando espinafres cruz, tomates cherry, queijo fresco sem lactose e nozes, sem qualquer molho porque acho desnecessário.

Qual vais experimentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário