terça-feira, 3 de maio de 2016

Sabes o que andas a comer? Rúcula

A rúcula tem sido presença assídua aqui pelo blog, se antes não era lá grande fã do seu sabor amargo e picante, hoje tem estado em tudo o que é saladas aqui por casa. Os motivos são muitos e a maioria associados à presença de vitamina A, C, fibras, proteínas, minerais, potássio, ferro e enxofre... claro que o facto de ter poucas calorias também ajuda... quando falo em poucas calorias é eufemismo, uma xicara dela possui apenas 10kcal... ah já te convenci! Mas espera... não te vás já embora, ainda há muito por onde te renderes.


Benefícios para a saúde:

Em linhas gerais a rúcula é antianémica, antiasmática, antiescorbútica, depurativa, digestiva, diurética e anti-inflamatória... basicamente tudo o que é anti a rúcula é.

Como é rica com os principais antioxidantes ela vai prevenir a ação dos radicais livres e consequentemente prevenir o cancro na pele, pulmão e da boca. Facto reforçado pelos excelentes efeitos quimioprotectores que vão combater as células cancerígenas. A par destas vantagens temos o reforço do sistema imunológico.

A presença de carotenoides vai prevenir a degeneração macular (retina do olho) e retardar o aparecimento de cataratas. E se o nosso sistema ocular sai beneficiado com o seu consumo, a nossa boca não fica atrás, já que são bastante eficazes no tratamento da gengivite.
 
Comer rúcula com regularidade vai prevenir inflamações intestinais como a colite, ajudar ao bom funcionamento do fígado e por ser rica em ómega 3 controlar o bom colesterol e combater o mau colesterol, limpando as artérias.


Malefícios para a saúde:

O seu consumo exagerado pode provocar enjoos e vómitos. O seu consumo seguro é determinante, assim higieniza bem as suas folhas, uma vez que são suscetíveis a ter parasitas que provocam danos na saúde, sendo as pragas mais comuns a lagarta-da-couve, lagarta-rocas, traça-das-folhas, pulgões e demais bicharada que não interessa nem ao menino jesus.
 
Agora já não tens desculpa para acrescentar na tua saladinha de logo à noite no jantar.

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