quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sabes o que andas a comer? Sementes de abóbora

Acho que basta dizer que as sementes de abóbora são ricas em manganês, magnésio, fósforo, cobre, zinco, ferro, triptofano, proteína, antioxidantes fenólicos e vitaminas E, K, C e do complexo B para te sentires convencida a inseri-las na tua alimentação. Mas para as mais exigentes e descrentes vou continuar.

Benefícios para a saúde:

As sementes de abóbora são óptimas para reduzir o colesterol ruim devido à ação dos fitosteróis que ao diminuírem os níveis de LDL vão evitar coágulos de sangue e a aterosclerose. A sua actuação sobre o sangue não fica por aqui, uma vez que controla os níveis de açúcar no sangue, tendo um impacto positivo sobre os diabetes, uma vez que melhoria o ação de insulina. Os fotoquímicos do óleo das sementes de abóbora previnem a nefropatia diabética (doença renal diabética).
Com esta ação melhora a saúde do coração, mas não fica por aqui já que a presença do magnésio ajuda a bombear e relaxar os vasos sanguíneos, controla a pressão alta e previne ataques cardíacos e enfartes. O cobre aumenta os globos vermelhos, facilitando a oxidação dos vasos.

Como tem triptofano na sua composição combate a ansiedade e quando conjugado com serotonina vai fazer com que se sinta feliz e prevenir o aparecimento da depressão.

Ainda ajuda a aliviar a inflamação da artrite, visto que são anti-inflamatórias, estando provado que é tão eficaz como a droga indometacina no tratamento da artrite mas sem efeitos colaterais (só precisas de massajar com óleo das sementes de abóbora).

O seu consumo vai melhorar a saúde da próstata e bexiga, combatendo a bexiga imperativa, a hiperplasia prostática benigna. A presença de zinco melhora o fluxo urinário e diminui a frequência urinária nocturna.



O magnésio mais zinco protege os ossos, previne a osteoporose e a densidade mineral óssea, diminuindo, consequentemente, a probabilidade de fracturas,

Por fim previne o aparecimento de vermes intestinais e outros parasitas perigosos visto que são parasitários.

Malefícios para a saúde:

Apesar de muitos dias de pesquisa não encontrei.

Já consomes? Eu costumo colocar nas saladas e adoro.

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