segunda-feira, 16 de maio de 2016

Uma chefe para tantas receitas #29


Segunda-feira é sinónimo da rubrica “Uma Chefe para tantas receitas”, preparar a semana com a devida antecedência é determinante para que esta seja mais ou menos produtiva. Este é o meu truque para não perder tempo na hora de escolher as refeições e ir às compras… poupo tempo, dinheiro e preparo devidamente a marmita não descuidando a saúde. Contudo, reconheço as dificuldades em variar e não cairmos na tentação de comermos sempre o mesmo porque é mais rápido, prático e intuitivo e por isso mesmo venho propor algumas sugestões para variares.


Segunda-feira


Ora aqui está uma receita que nunca julguei que iria ficar tão boa como realmente ficou… confesso-me fã do seu sabor e não te surpreendas se aparecer por aqui mais vezes porque adorei.
Eu sei, estás para aí a te questionar o que é que um ovo estrelado com arroz tem tão de especial?! A resposta é simples, é porque não é um ovo qualquer… Passo a explicar. Numa frigideira coloquei pedacinhos de tomate cherry, tomate cherry amarelo e espinafres salteando tudo em azeite e com umas pedrinhas de sal. A quantidade varia consoante o gosto mas quando tudo estiver junto ao centro da frigideira não deve ultrapassar o tamanho de um ovo estrelado. É exatamente isto que tens que fazer, juntar tudo no centro da frigideira e abrir o ovo sobre esta mistura de legumes, temperar com sal e pimenta e fechando seguidamente a frigideira. Isto vai fazer com que o ovo fique estrelado na sua parte inferior devido ao molho do tomate e azeite e por cima fique escalfado, juntando o melhor dos 2 mundos. Acredita em mim, os legumes ficam agarrados no ovo, sendo difícil desassociar o seu sabor do mesmo, os tomates cherry têm um sabor adocicado que contrasta perfeitamente com o amargo dos espinafres ficando com uma conjugação de sabores que funciona na perfeição.
Acompanha com arroz integral cozido em água e sal e sê feliz.



Terça-feira


Para terça escolhi uma receita simpleszinha que não desse grande trabalho e que fosse rápida de preparar, mas claro tinha que ser saudável e saborosa. Nada mais simples do que espetadas de frango com tomate cherry vermelho e amarelo temperadas com sal e um molho feito com alecrim, azeite e sumo de limão, grelhadas sem qualquer adição de gordura.
Acompanhei com arroz Basmati cozido em água e sal e voilá.



Quarta-feira
Aqui está mais uma receita sem carne nem peixe e que funciona na perfeição.
Comecei por fazer a massa, não é rápido mas é bastante prática está descansada. Só precisas de misturar 1 copo de farinha de arroz, meio copo de amido de milho, 1 ovo, 1 fio de azeite, 5 colheres de sopa de água, sal e orégãos a gosto, mesmo com as mãos sem medo de ser feliz e levar ao frigorifico durante 15 minutos.
Entretanto ferve água e coloca nela 1 tomate bem madura para pelares, num tacho refoga-o em azeite e tempera-o com sal e pimenta. Ao tomate junta queijo fresco sem lactose envolve bem, desliga e reserva.
Com a massa forra mini formas de silicone, não precisas de untar, e faz furinhos com um garfo e leva ao forno 10 minutos. Retira recheia com o preparado de tomate e volta a levar ao forno por mais 10 minutos. Podes fazer uma tampinha com a própria massa como fiz para dar um aspeto de empadinhas.
Serve com salada de espinafres, rúcula e sementes de abobora temperada com azeite e sal.



Quinta-feira


 E porque precisamos de comer peixinho, sugiro filetes de peixe gato com sumo de limão. Para preparar esta receita comecei por cortar cubos de courgette para um tacho para os saltear em azeite. Fechei o tacho e deixei cozinhar por 15 minutos. Enquanto isto tinha colocado batatas novas cozidas num tacho com água e sal, mesmo com casca, quando estavam prontas, dei um murro e juntei às courgettes, acrescentei espinafres e envolvi tudo até que estes últimos murchassem.
Sobre estes legumes coloquei os filetes de peixe gato temperados com sal e bastante limão para que cozesse com o vapor deixado por eles. Servi com couve galega cozida em água e sal e pedacinhos de tomate cherry.


Sexta-feira


Para terminar a semana uma caldeirada de frango. Começa por descascar as batatas e cortá-las em rodelas. Coloca o tomate em água a ferver para que seja mais fácil pelar. Num tacho coloca uma camada de tomate pelado e cortado às rodelas, uma camada de batatas outra de frango, repete as camadas que achares necessárias. Tempera com sal, pimenta, orégãos, alecrim e gengibre e regra tudo com água até chegar à superfície.
Depois é esperar que fique tudo cozidinho e jantar.
Podes acrescentar pimentos como uma caldeirada de peixe pede eu é que não tinha.
Qual vais fazer?




Sem comentários:

Enviar um comentário