quinta-feira, 30 de junho de 2016

Abaixo os alimentos enlatados

Desde que comecei a fazer esta dieta que tenho prestado mais atenção aos rótulos e a fazer escolhas mais conscientes. Por isso tenho tentado me informar cada vez mais e numa das minhas leituras encontrei um post bastante interessante que venho partilhar contigo, numa versão ligeiramente mais resumida e espero igualmente útil.

O principal problema dos enlatados é que as latas possuem uma substância chamada bisfenol-A que está relacionada com alguns problemas de saúde como: doenças cardíacas, cancro, diabetes e por aí adiante. Mas infelizmente não fica por aqui, por isso fiz um resumo de 11 alimentos que podes e deves evitar comer....

Sim, eu sei que é muito mais prático e na correria do dia a dia não há nada melhor, mas será que vale mesmo a pena correr os riscos?

1. Fruta enlatada

A maioria da fruta enlatada está numa calda de açúcar bem docinha deliciosa e calórica. A titulo de curiosidade 100g de pêssego natural tem 36kcal e a mesma quantidade dele enlatado sobre para 100Kcal, mais que o triplo.



Como alternativa podes cozer pêssego, por exemplo, com especiarias como cravo, canelam gengibre e come no prazo de 3 dias.

2. Tomate pelado

A proteção que as embalagens de tomate pelado têm para que não entre em contacto com o metal que tem bisfenol-A também não é a coisa mais saudável do mundo. Como o tomate em ácido cítrico ajuda o contacto com essa substância. 

É preferível cozinhar o tomate com oregãos e pimenta.

3. Molho de tomate

Por norma têm muito sal e possuem um realçador de sabor glutamato monossódico que pode estar relacionado com dores de cabeça, aceleramento dos batimentos cardíacos, dores no peito, dormência, formigueiro, asma...
E depois claro temos o problema do bisfenol-A.

É melhor fazer o teu próprio molho e guardar no frigorífico num recipiente de vidro. 

4. Feijão

A quantidade de sal que têm é assustadora. 

É preferível que cozas e guardes no frigorífico em recipientes de vidro.

5. Ervilhas

Pela sua quantidade de sal.

Escolhe ervilhas congeladas que não têm tantos conservantes.

6. Milho enlatado

Excesso de sal.

Prefere o milho fresco, pois só assim não consomes a salmoura da conservação.

7. Carnes enlatadas

Têm muita gordura e elevado teor de sal que vão provocar alterações na pressão sanguínea, aumentar a retenção de líquidos, o inchaço das pernas, pés e outros sintomas prejudiciais à saúde.

Ainda têm conservantes como a nitrito sódio que está relacionado com alterações de DNA celular e indução de cancro.

Pelo sim e pelo não prepara a tua própria carne em casa.

8. Sopa

Normalmente têm muito sódio e pouca fibra, quando devia ser o inverso.

Prepara a tua sopinha.

9. Sumos e refrigerantes

Temos aqui o açúcar, e o bisfenol-A.

Vai um suminho natural, um chá ou água?

10. Leite condensado

Bastante rico em gorduras saturadas e tem a contaminação do bisfenol-A.

11. Sardinha e atum

O problema não está propriamente no peixe mas na sua cobertura, principalmente quando tem óleo de soja que dá uma mãozinha à contaminação do Bisfenol-A.

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