segunda-feira, 27 de junho de 2016

Alternativas ao leite


Cada vez há mais pessoas que substituem o leite de origem animal pelo vegetal, os motivos são imensos, ou porque quer um estilo mais saudável, ou devido há intolerâncias alimentares como a lactose ou pelos novos regimes alimentares que seguem como a dieta paleolítica ou vegan. Uns são a favor, outros são contra porque defendem que estão a ser retirados nutrientes essenciais à saúde, mas será?
A verdade é que com o consumo destas bebidas estamos a consumir fibras, minerais e nutrientes benéficos à nossa saúde e por isso, embora já tenha falado de alguns deles por aqui, decidi fazer uma síntese.


Bebida

  Benefícios

  Confeção


Amêndoa


Rica em cálcio, vitamina A,D e E e bastante fácil de digerir. A bebida de amêndoa é um antioxidante natural que protege as células contra o stress oxidativo, ajuda a emagrecer e controla os diabetes devido ao seu baixo índice glicémico.


Deixar 2 chávenas de amêndoas crias e sem sal de molho em água no mínimo 8 horas. Irás perceber que dilataram, deves secá-las ligeiramente e coloca-las no liquidificador com 6 a 8 chávenas de água. Depois é só coar com ajuda de um pano de algodão e está pronta a beber.

Há quem prefira adocicar com uma tâmara mas já é opção pessoal. Podes reaproveitar a farinha que sobra para fazer panquecas por exemplo.


Inhame


Esta bebida é depurativa, desintoxicante e ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Como é rica em amido, fibras solúveis controla os níveis de açúcar no sangue e os índices do colesterol. É ainda uma fonte de betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e ferro que ajudam a fazer a digestão e ajuda ao funcionamento dos intestinos.


O inhame deve ser cozido com a casca, posteriormente, descascado, triturado no liquidificador com uma ou duas chávenas de água de acordo com a consistência preferida. Depois de coado pode ser servido aromatizado com canela.


Linhaça


É uma boa fonte de ómega 3 que protege o organismo de doenças do aparelho cardiovascular. Como possui na sua composição vitaminas A, B12, D e cálcio é um auxiliar na saúde dos ossos.

Como tem baixo teor calórico ainda ajuda quem pretende emagrecer.


Triturar num copo de sementes de linhaça com 4 copos de água no liquidificador. Antes de servir deve ser coado 3 vezes com ajuda de uma peneira bastante fina.


Arroz


É desintoxicante, emagrece, reduz o colesterol e facilita a digestão.


Ferve numa panela 8 copos de água para que depois adiciones 1 copo de arroz para que seja cozinhado em lume brando durante 1 hora na panela tapada. Quando arrefecer pode ser passado no liquidificador e coado.


Soja


É rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e cálcio. Ajuda a prevenir doenças do aparelho cardiovascular, combate a osteoporose, colesterol alto e diabetes.


Depois de lavar muito bem 1 chávena de grãos de soja, deixá-los de molho em água de um dia para o outro. Após lavá-los novamente deve ser triturados no liquidificador juntamente com 1,5l de água e coados com um pano fino de algodão fino. Levar a cozinhar por 15 minutos e quando arrefecer colocar no frigorífico.  


Aveia


Ótima para quem deseja emagrecer porque tem poucas calorias, é rica em fibras que dão sensação de saciedade por mais tempo regula o intestino. Como possui fitomelatonina relaxa o organismo e melhora a qualidade do sono.

Controla os diabetes.


Para 2 chávenas de flocos de aveia acrescentar 3 de água e deixar demolhar por 1 hora. Triturar bem esta mistura e coar com a ajuda de um pano de algodão fino. Pode aromatizar com baunilha.


Coco


Rico em minerais e vitamina E e B12 que contribuem para a diminuição do cansaço e da fadiga. Como é rico em ácido láurico tem uma ação antimicrobiana e antifúngica.


Leve o fruto partido ao forno, sem água, para desprender a polpa. Retira a polpa com ajuda de uma faca para que seja batida por 3 minutos no liquidificador, agora com água morna. Coar com um pano de algodão fino e já está.

Sem comentários:

Enviar um comentário