quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sabes o que andas a comer? Edição especial sementes #3

Nesta semana vou falar das sementes de sesamum indian... ups desculpa eu desço do meu elevado nível de cultura geral cientificamente comprovada e falo numa linguagem mais arcaica (ou não). Estou a falar das sementes de sésamo e vou, como de costume, mencionar alguns benefícios e malefícios que podem provocar.

Benefícios para a saúde:

As sementes de sésamo diminuem a gordura do sangue e como tal são super indicadas para controlar o mau colesterol e consequentemente o aparecimento de doenças cardiovasculares. Esta ação é intensificada pelo controlo da pressão arterial e das lesões provocadas pela aterosclerose.

Outro ex libris das sementes de sésamo é a luta contra a obstipação, ao funcionarem como lubrificante dos orgãos internos. Mas não fica por aqui, devido às fibras solúveis e à maior sensação de saciedade que proporcionam ajudam a manter o peso, ao eliminarem os excesso de gases no organismo, atuam como protectores do cancro do cólon.

Como são ricas em antioxidantes previnem o aparecimento do cancro e retardam o envelhecimento.

Elas fortalecem os ossos e tendões, tonificam os músculos, rins e fígado, ajudam a melhorar as dores lombares, joelhos e reumatismo e a elasticidade da pelo. Como possuem um efeito hipoglicémico, vão melhorar a sensibilidade à insulina, sendo, por isso, recomendadas para os diabéticos tipo 2.

Recomenda-se o seu consumo em casos de fadiga, insónias e esgotamento nervoso, uma vez que elas aumentam a energia. 

Como fortalecem os glóbulos vermelhos vão permitir maior oxidação do cérebro e consequentemente prevenir perdas de memória. Têm uma ação igualmente eficaz em casos de asma e na eliminação dos sintomas da TPM.

Por último se sofres de enxaquecas as sementes de sésamo podem ser uma ajuda bem útil no teu caso.


Malefícios para a saúde:

Estas sementes não devem ser torradas sobre o risco de perderem os seus óleos essenciais.

O seu consumo não deve ser exagerado e não deve ultrapassar as duas colheres de chá, uma vez que são bastante calóricas e podem inverter os efeitos positivos que proporcionam a nível intestinal. 

Não devem ser consumidas em casos de trombose devido ao aumento da coagulação sanguínea. Indirectamente interligado com este ponto recomenda-se que não se combinado com ácido oxálico (aspirina) já que podem prejudicar o funcionamento dos rins.

As sementes de sésamo são muito alérgicas, podendo provocar vermelhão na pele, comichão e um choque anafilático. Se sentires estes sintomas pará imediatamente.

Por fim como são extremamente ricas em cálcio e como tal se consomes grandes quantidades de cálcio diáriamente deves saber que o seu excesso pode provocar mal estar, náuseas, vómitos e tonturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário