segunda-feira, 20 de junho de 2016

Uma Chefe para tantas receitas #34

Então esse fim de semana foi bonzinho? Foste feliz? Então pronto já tens as energias renovadas para mais uma semaninha, não é verdade? Pelo menos devias...
Vamos lá é partilhar receitas sugestivas para os jantares lá de casa.

Segunda


Vamos começar a semana com um peixinho. Esta truta salmonada foi temperada com sal, limão, gengibre, pimenta e sementes de chia e sésamo, depois forno por 30 minutos a 200º aproximadamente. Acompanhei com batatas e cenouras assadas temperadas com sal, pimenta e orgãos e rúcula crua. Tudo regado com azeite, nhami, nhami.

Terça


E um franguinho assado acompanhado com arroz basmati e legumes salteados vai? É tão fácil de fazer que nem valia a pena estar a mencionar a receita. O Frango foi temperado com sal, pimenta, limão, gengibre, oregãos, tomilho e alecrim, regado com azeite e forno por 35 minutos a 200º mais coisa menos coisa. O Arroz basmati cozido em água e sal e os legumes ralados salteados em azeite e sal.

Quarta


Num tacho com azeite começa por refogar tomate, cubos de feijão verde, cenoura, courgette amarela, quando os legumes começarem a ter a textura de que já estão mais ou menos cozinhados, junta arroz (usei o de agulha Urugai) e "frita" enquanto envolves nos legumes. Junta o dobro da quantidade de água tempera com sal e já está.
Para panar os peitos de frango temperei-os com sal, pimenta e limão e panei-os com farinha de linhaça. Depois foi levar ao forno por 30 minutos.

Quinta


Olha que curioso, apareceu arroz por aqui no blog... estranhissimo (ironia)!  Mas este não é um arroz qualquer é uma coisa de espetacular, ficou mesmo bom. Num tacho refoguei espinafres em azeite, enquanto isso, numa frigideira à parte grelhei os tomates em rodelas sem adicionar nenhuma gordura e temperados com sal e oregãos. Voltando ao arroz, quando os espinafres aparentaram estar murchos acrescentei arroz vaporizado e fui envolvendo muito bem, adicionando o dobro da quantidade de arroz de água, temperei com sal e deixei fazer. Quando o arroz estava seco juntei os tomates grelhados e nozes e está prontissimo.
Acompanhei com um bife de peru grelhado e temperado com sal e limão.


Sexta


Esta receita surgiu de uma experiência para tentar fazer pequenos rolinhos, tipo sushi, de legumes. Assim, fiz a receita do costume das panquecas e recheei com legumes salteados (cenoura, courgete e courgete amarela) em azeite e temperados com sal, pimenta e gengibre. No final ralei as couve roxas para dar alguma textura e cor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário