segunda-feira, 13 de junho de 2016

Uma chefe para tantas receitas: especial pequeno almoço #33

E aqui estamos nós para mais uma semaninha... oh que delicia! Se vieste à procura de ideias para um jantar simples, rápido e saudável como é costume ter por aqui todas as segundas, desta vez não vai acontecer... há uma refeição que me custa muita variar e ter ideias como já confessei anteriormente e foi a pensar nela que fiz este post.

Segunda


A segunda feira é sempre aquele dia mais stressante em que pegas numa maçã da fruteira e estás pronta para sair de casa. Mas isso é pequeno almoço para alguém? Ai, mau, mau maria! Para te ajudar proponho um overnight que preparas no dia anterior, de manhã é só pegar numa colher e voilá.
Para fazer só precisas de cortar 2 ou 3 moranguinhos aos cubos, sobre eles colocar granola caseira e depois iogurte natural sem lactose.

Terça


Sai umas panquecas super simples de fazer. Não acreditas? Só precisas de partir uma banana aos bocados, juntar um ovo, muita canela e passar pela varinha mágica ou até misturar com ajuda de um garfo, como preferires.
Leva a uma frigideira untada com óleo de coco e serve com doce de morango sem frutose e sem adição de açúcares o melhor que há.


Vá ao meio da semana já podes cozinhar um bocadinho mas se mesmo assim não estás para aí virada/o podes preparar esta receita no dia anterior, sem stress.
Para prepararmos estas tacinhas precisas de:
1 ovo
1 colher de sopa rasa de açúcar mascavado (pode ser do outro mas este é mais saudável)
1/4 de uma xícara de Farinha de linhaça
3/4 de uma xícara de coco ralado sem adição de açúcar
Começa por juntar uma clara de ovo ao açúcar e mexe até se espumar, depois junta a farinha de linhaça e o coco ralado e envolve muito bem. Com a massa obtida forra formas de silicone pequenas (não precisas de untar) até obteres uma forma semelhante. 
Leva ao forno a 165º por 15 minutos.
Isto dá entre 5 a 6 forminhas e podes rechear com iogurte e mirtilos como eu fiz, ou então com manteiga de amendoim de banana; quivi, morango e nozes; iogurte, banana e canela... vale tudo...

Quinta


Não podia fazer propostas de pequeno almoço sem falar das papas de aveia. Só que estas sujam menos loiça e são mais rápidas de fazer, só precisas de as regar com leite de amêndoa e levar ao microondas por 1 minutos. Mexe e acrescenta o topping que te apetecer, eu gosto de quivi e amêndoas e banana e canela.

Sexta


Para terminar a semana proponho a coisa mais simples do mundo, iogurte com granola caseira sem gluten.
Para fazer esta comecei por torrar 1 copo de aveia sem gluten, juntei sementes de linhaça, sementes de chia, sementes de abóbora, sementes de girassol, sementes de sésamo, amêndoa lascada, amendoins, nozes, temperando tudo com canela e gengibre.
Para adocicar tudo usei doce de morango sem frutose e sem adição de açúcar.
Cuidado não faças como eu e não excites na hora de meter o gengibre e a canela, além de afrodisíacos (dizem por aí) ainda deixam o sabor picante...

Já tá, 5 ideias para 5 dias...

2 comentários:

  1. estou de olho nas panquecas ahahahahahah

    o oleo de coco é assim tao agradavel?

    estou a seguir
    beijinho

    sramliberdadenegra.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,

      O óleo de coco é bem imperceptível, o seu sabor não se nota mas a quantidade usada (exige muito menos que qualquer outra gordura) faz toda a diferença.

      Obrigada pelo teu comentário.

      Beijinhos

      Eliminar